22 setembro, 2020

Há uma Igreja que me inspira... e é a mesma que "me faz saltar a tampa"! - 1

A Igreja inspiradora está patente na imagem que mostra D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, durante uma conferência de imprensa em 12 out 2019, onde, entre coisas igualmente inspiradoras, o cardeal português sublinha que o problema da abstenção “denota um défice democrático” e “desinteresse pela coisa pública”. Diz ele, segundo um texto publicado em local insuspeito:

“É a própria democracia que está em jogo. A democracia não é um dado adquirido, vai-se construindo com o contributo de todos e todos os dias temos de trabalhar para a manter diante das ameaças que chegam diariamente através das ondas de choque populistas”

e, mais à frente:

“Não basta responder com slogans, análises superficiais, mas procurar fazer reflexão profunda, objectiva, científica, sobre as situações que provocam estes populismos, também acção de formação e iluminação das consciências".

Sobre o que estas palavras me inspiram falarei noutra oportunidade, vejamos agora outras posições, as tais que me fizeram  "saltar a tampa". São do Cardeal Patriarca de Lisboa e outros Bispos, sobre a disciplina "Educação para a Cidadania e Desenvolvimento". Leiam. Eu li e tremi...

_______________

PS: Como terão percebido, mexo. Estou vivo (embora me vá pesando o desgosto)


6 comentários:

  1. Li e não tremi. Guardo os tremores para quando esta opinião começar a contagiar os frágeis poderes laicos. O populismo, esse, venha de onde vier, faz-me ranger os dentes... os poucos que conservo.

    Forte abraço, Rogério.

    ResponderEliminar
  2. Não vivas esse peso sozinho.
    Conselho de quem entende desses pesos!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Que prossigas vivo e a mexer!

    Quanto ao cristianismo, dispenso.Embora respeite quem é Cristão.

    Abraço, meu amigo

    ResponderEliminar
  4. Pois a mim nenhuma Igreja me inspira.
    Tenho fé e creio à minha maneira, deem-lhe o nome que quiserem.


    Quanto a esse desgosto que traz na alma, quem o não entende?
    Mas não alimente demasiado essa dor, corre o risco da amargura o consumir.
    Siga o conselho de quem já penou as mesmas penas.
    Falo da RV.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Gosto de saber que mexes.
    «Tempera» o desgosto com boas lembranças.
    Beijo.

    ResponderEliminar