11 dezembro, 2019

COP25 e a nova faceta do discurso de Greta


Esta imagem inicial fixa Luisa Neubauer, talvez gravando o vídeo para fazer dele sabe Deus o quê. Não sei quem é Luísa, nem quero saber. Em boa verdade, não sei quem é Greta, nem quero saber. O que registo é que da sua intervenção, hoje dia 11, ela dá um salto que a aproxima da realidade, aquela de que ela até aqui não falava.

E reparem, Greta discursa e mal olha o papel...
Contudo não nos iludamos, as cem empresas que ela refere têm o Mundo na mão. Esse Mundo onde se move Greta.

(veja aqui o discurso, na integra)

12 comentários:

  1. Mais uma adolescente ativista – como tantas outras no passado – que conseguem ser ouvidas por milhões de pessoas o que nem sempre um adulto consegue.
    Visito muitos blogues, escritos em inglês, não apenas canadianos, mas americanos, australianos e outros, e, talvez por coincidência, nunca li nenhum post ou comentário negativo em relação a Greta ou aos seus patrocinadores. Apoiam a miúda, elogiam-na e nunca li a menor crítica. Que mais poderei dizer? É uma garota que inspira milhões de outros miúdos, que fez com que famílias falem entre si sobre os problemas associados às mudanças climáticas e que elaboram planos de como poderão fazer uma diferença por muito pequena que seja.
    Estou a repetir-me. Esta conversa já foi escrita dezenas de vezes.

    ResponderEliminar
  2. Catarina,

    Isso tudo por si dito, já consta por tudo o que é lado e, como diz, tal conversa já foi escrita dezenas de vezes.
    Elogios, inspirações, seguidores, patrocinadores...

    Agora, concentre-mo-nos no que Greta disse.
    que não é, propriamente, tagarelice

    ResponderEliminar
  3. Muito esquisito o que acontece quando clico no nome da Luísa e saio no no meu Sexta, e não na parte pública mas no miolo onde faço as minhas postagens.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Concentremo-nos na sua mensagem: "prestem atenção aos cientistas". Os líderes mundiais pouco têm feito, mas estão a sentir a pressão. A burocracia em todas as vertentes é lenta, muito lenta... mas algo vai ser feito, estou confiante.

    ResponderEliminar
  5. Também me acontece o mesmo que a Elvira .

    ResponderEliminar
  6. As férias deixam-me com "deveres" por resolver/tratar/recuperar... não sei quem é... prometo tentar ver melhor...

    Quanto à Greta, há várias questões e é por demais complexo. Independentemente de quem tem nos bastidores, há um trabalho, há uma entrega e há a qualidade pessoal de Greta que, não deixa de ser quem é, ou seja, alguém muito jovem e há que dar-lhe mérito por isso.

    Choca-me o "ódio" para com ela. A moça nem descobriu a pólvora, os cientistas andam faz décadas a alertar para algo que os grandes Senhores (um deles o POTUS) sempre fizeram por desacreditar.

    O tema em si, não será para Greta resolver. Acredito que é tão profundo, dado toda a envolvência que nem as grandes potencias conseguem, neste momento, resolver num escasso hiato de tempo. Por outro lado, como muitos dos males do Mundo, vai da ajuda do comum dos mortais e não há que ir muito longe... alguém que passe por o local de um qualquer evento público após este terminar e verifique o lixo que é deixado nas ruas...

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Catarina, Elvira

    Ligação corrigida

    Caro Sam

    Greta alerta, mas será na(s) Assembleia(s) da(s) República(s) que se decidem as ferramentas legais para mitigar a coisa.

    Logo que possa,
    darei conta do que se passa
    aqui na nossa

    ResponderEliminar
  8. A retórica tem que ser alterada conforme a plateia/audiência!

    Até Greta se apercebeu que as frases que chamam a atenção, proferidas por ela, foram uma distração para os adultos. Estes não conseguiram passar para além das “catchy sentences” e concentrar-se na verdadeira essência do discurso. E ela teve que “simplificar” e ser mais direta para que esses adultos – líderes mundiais – pudessem acompanhar a sua análise baseada nas pesquisas dos cientistas.

    : )

    ResponderEliminar
  9. A questão é colocada do lado dos grandes lideres mundiais, daqueles que têm, supostamente, o poder de levar os demais atrás... não sei se têm e pior, não sei se querem... há demasiado a perder em política e na economia.

    Greta é a voz, dela e de outros que infelizmente, apesar de há muito trabalharem para o bem comum, sempre foram ignorados e contrariados por forma a não passarem de teorias da conspiração contra o poder de poucos.

    Ela disse mais, porque está a dar tudo o que tem, a equipa dela, está a dar tudo o que tem.

    E, uma vez mais, o único papel que pode ter é conseguir pressionar os grandes lideres mundiais, aqueles, a fazer algo, porque, para já... já é tarde de mais

    ResponderEliminar
  10. Sam,

    Reparo que parte de um equívoco:
    o poder não está nas mãos do líderes políticos.
    O poder real está nas mãos de pouco mais de 100 empresas que governam o Mundo...
    Sobre Greta, de acordo com tudo o que disse.

    ResponderEliminar
  11. Se os governos não instituirem políticas eficazes e potencialmente dispendiosas com o objetivo de proteger o ambiente, nada feito. Essas grandes empresas farão o que muito bem entendem.
    Um governo que seja honesto e empenhado em questões ambientais terá mais apoio da população. Os governos, de uma maneira geral, têm maiores recursos para a proteção ambiental. Mas por acharmos que o governo é que deve ser responsável, não podemos ficar de braços cruzados sem contribuir. Teremos que apoiar as instituições governamentais.
    This is only my humble opinion! : )

    Meti a minha colherada...

    ResponderEliminar
  12. Catarina,

    Boa colherada... contudo, os Governos europeus estão condicionados aos desígnios de Bruxelas...

    ResponderEliminar