31 dezembro, 2019

Elegia do Velho Ano e Ode ao NOVO

ELEGIA, DO VELHO ANO

Caros amigos,
sabendo que está quase chegada a hora
de me ir embora,
aproveito a oportunidade que me é dada
para vos deixar palavras medidas
bem pesadas e reflectidas.
Vou ser acusado de ter sido um mau,
muito mau ano.
Que grande engano…

Nada de mais errado
atribuir ao Tempo
aquilo que está fora das suas competências.
Não sou o causador de vossas rugas,
quem as marca no vosso rosto é a vida.
Não sou o causador das vossas dores,
sois vós próprios,
caras senhoras e caros senhores.
Sois vós próprios e as vossas circunstâncias,
e mesmo estas não me podem ser imputadas.
O tempo, este vosso servo,
apenas é uma referência intangível
a quem nada é exigível.
Ninguém até hoje me tocou.
Ninguém até hoje me fotografou,
me descreveu a rigor ou desenhou.
Contudo existo,
mas apenas marco referências
de cada facto ocorrido,
de cada acto omisso,
de oportunidades tidas ou perdidas.
E logo, quando cada badalada for ouvida,
das doze que serão escutadas,
não esqueçam de juntar aos vossos doze desejos,
palavras minhas, aqui deixadas:
Que cada desejo não entregue ao tempo anseios
que dependem de vossos gestos.
O tempo nunca resolveu nada
que os povos não tenham querido resolver.
Que cada um saiba o que de importante pode e deve fazer.
Que a sabedoria vos ilumine.
São os meus votos

____________________________________________
MINHA ODE AO ANO NOVO

Deixemos ir o velho
Que eu fico e me renovo
Há dez anos que por aqui ando
Na esperança de cada ano
Vir a ser um Ano Novo
Hoje, em dia de aniversário
Quebro o hábito
E desejo-vos  a todos
Um BOM MUNDO NOVO


2 comentários:

  1. Por um bom Mundo Novo, ergo a minha caneca de chá, Rogério, esperando que o saibamos manter diferente do admirável mundo novo que Huxley ficcionou no século passado.

    Forte abraço

    ResponderEliminar
  2. Embora não dê a minha opinião, detesto opiniões, acredito que o ano dos vinte nos garante um mundo muitíssimo diferente do "Admirável Mundo Novo" de Aldous Huxley‼

    Para garantir a sustentabilidade para o planeta precisamos de abrir mão de certas comodidades; acabar com os nossos hábitos mais queridos‼ NÃO salvamos o mundo, se nós próprios continuamos a cometer os mesmos erros‼

    ResponderEliminar