28 dezembro, 2019

O meu amigo Sam e a atitude perante a vida


Num destes dias pensei em convidar o Sam para beber um copo e exemplificar-lhe como ajo perante a vida. A minha atitude, perante esta, seria fácil de ilustrar. Pediria que me servissem meio copo e, de seguida, bebia-o num trago.
Na vida é assim que faço pois não contemplo se está meio vazio ou meio cheio. Aproveito o que tenha dentro.
Como não deu para estar com o meu amigo Sam é neste espaço que lhe digo que conheço a Joana, o Jaime e o Pedro. Atravessaram comigo a Serra de Carnaxide, antes de se tornarem personagens do Planeta Azul.
É verdade! Passaram para a ficção, mas são realidade. 


ÚLTIMA HORA: Iniciativa no Parlamento, ASSINE JÁ

NOTA: se não me vêem por aí é por não ser possível com a minha habilidade estar atrás da máquina e aparecer na imagem, meter-me na montagem e...

7 comentários:

  1. Impossível - impossível, mesmo! -, é passar por este mundo sem o mudar um pouco, Rogério. A única opção verdadeiramente nossa é a da escolha da direcção em que iremos exercer essa pequenina mudança.

    Abrbaço!

    ResponderEliminar
  2. Se começássemos a refletir sobre as nossas atitudes e comportamentos já era meio caminho andado.

    Acompanho com grande prazer as personagens criadas pelo nosso querido amigo SAM, que não as vejo simpatizantes da Esquerda, embora tentem fazer o melhor da sua vida e do seu comportamento em relação aos outros 🍀

    ResponderEliminar
  3. Maria João

    nas pequenas mudanças, tens razão
    nas grandes, é preciso que alguma coisa mude para que tudo fique na mesma...

    Teresa,

    Escrever assim "Esquerda"
    é uma homenagem que lhe presta

    ResponderEliminar
  4. O Leopardo, um excelente livro e um belo filme!
    Gosto das personagens do Sam!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Rosa dos Ventos

    Todas personagens do Sam são reais
    umas menos, outras mais
    mas todas me são simpáticas

    R´s Rue

    Happy New World

    ResponderEliminar
  6. Bom dia, Rogério, muito obrigado pela atenção.

    Indo de encontro às palavras da Teresa, que fazem todo o sentido, os personagens em questão, não foram "trabalhados" para a "esquerda". Pedro, na juventude, terá sido o que mais se aproximou (pelos textos anteriores sobre Pedro), com Joana e Jaime num registo que faz pensar mesmo na Direita (pelos pequenos pormenores ao longo da história nos seus diversos capítulos). Agora, o escritor é Pedro e este apesar de ter evoluído num registo de casal diferente do enquanto jovem… ao mudar a sua vida profissional e em consequência a sua própria existência, consigo visualizar uma posição ou apartidária ou se se considerar que tudo é política, com valores bem mais à esquerda…

    Fora do texto e do conto, todas estas questões são maiores do que nós e penso que, neste momento, já nem a direito consegue ficar indiferente e resistir às evidências.

    O problema, nesta fase, está do lado da engrenagem e das dificuldades/impossibilidades de mudar toda uma existência humana dentro de tempo útil…

    Abraço e votos de um ótimo 2020 para todos

    ResponderEliminar
  7. Caro Sam

    Não avalio as pessoas pelas opções partidárias...
    Se a minha postura fosse essa seria impossível (eu próprio) acreditar em mim como agente de qualquer mudança.

    Há dois factores que determinam ser-se de esquerda ou de direita.
    - um, é a classe a que se pertençe
    - outro, é a cultura e a visão do mundo

    Contudo, como sabemos, são factores necessários mas não suficientes pois a cultura dominante baralha tudo...

    Abraço e Votos de Um Bom Mundo Novo

    ResponderEliminar