18 dezembro, 2019

Natal dos Simples


Quem tem a candeia acesa
Quem tem a candeia acesa
Rabanadas pão e vinho novo
Matava a fome à pobreza
Natal dos Simples

Meu avô levantava-se cedo, ainda antes do canto daquele galo que já deu azo a um conto. A sua primeira tarefa era acender a lareira. Lembro as chamas altas, ao inicio e depois o braseiro alimentado o dia inteiro. Lembro os odores de lenhas de azinho, figueira e troncos das cepas velhas à mistura com a suavidade, um pouco acre, do café que ela, minha avó, trazia de Lisboa. De fumos, pouco ou quase nada pois a saída fumava bem... Há idades em que o frio não conta. Agora me lembro que meu avô só não o tinha porque o espaço da chaminé dava para se sentar dentro dela, num maciço tronco que lhe servia de assento, junto ao braseiro. As mãos, secas e mirradas dos anos e das fainas, manejavam com a perícia experimentada em longos serões de inverno, o queijo a côdea e a naifa. Gestos lentos, apenas interrompidos para pegar na malga. O café aquecia-lhe a alma. A minha avó, essa, aquecia com a lida. Não parava. Não havia frio naquela casa, embora fosse pouco o tijolo, a telha fosse vã e o postigo mal encostasse, dado o empeno da madeira... Eram assim as férias de Natal, num encantamento que era prolongado com a euforia da chegada da família. Pai, mãe, irmã, tios e muitos primos. Uma casa cheia de gente, sem presépio nem árvore enfeitada, nada... Na véspera, a ceia era prolongada e terminava com meu avô recitando Aleixo e eu cantando canções do Joselito. Na manhã do dia, por sobre o sapatos deixados junto à cinza da chaminé, os parcos brinquedos eram uma outra chama alvoraçando a nossa imaginação. Do Pai de Natal, nem fala nem sinal. Dizia minha tia que era o Menino Jesus que doava e apenas ela acreditava que nós acreditávamos no que minha tia dizia. Para a minha idade o tempo era lento, mas aquele  dia era curto, passava depressa. Depressa chegava a hora da abalada.
Nunca tive frio naquela casa...

6 comentários:


  1. Bonitas lembranças... e as da nossa meninice são sempre mágicas!

    Ainda estes dias, porque tenho estado a recolher canções de natal para o Calendário do Advento, estive a ouvir o "Natal dos Simples" na voz de Zeca para me decidir se a incluiria ou não no rol... mas percebi que a letra, (a "tal" da mensagem) não fala em Natal desde que começa até que acaba. As "Janeiras"... isso sim já é outra coisa.
    Não são as rabanadas que fazem o Natal! Porque é Natal é que se juntam à festa dos costumes... as rabanadas.

    Beijinhos com açúcar e canela
    (^^)

    ResponderEliminar
  2. É curioso que quando falamos de algo importante e feliz nesta época, recuamos tanto no tempo... no tempo dos nossos avós. Talvez porque tivessem sido pessoas tão importantes nas nossas vidas e merecem ser recordados nesta época festiva, em imagens bucólicas e talvez mais naturais...

    Tenho muitas e boas recordações das visitas e fins de semana prolongados na casa dos meus avós maternos. Não tenho recordação nenhuma associada ao Natal. Já é demasiado tarde para perguntar à minha mãe sobre essas festividades. Nem de mim já se lembra...

    Que seja bom o seu Natal....

    Ainda se cantam as Janeiras?! : )

    ResponderEliminar
  3. À pressa porque de saída para o hospital, deixo-te o abraço de sempre.

    ResponderEliminar
  4. Penso que as melhores recordações de Natal, acabam por nos chegar de momentos passados, parados no tempo, seja da infância, ou com filhos ou netos pequenos... o Natal, é das crianças.

    Acaba por ser, também, das famílias porque acabam, muitas, por conviver.

    Uma recordação bonita, com palavras bem escolhidas e que me fazem lembrar do passado.

    Se tudo correr com normalidade, o meu natal será à lareira que só aquece metade da sala (sorrisos), apesar desta, dependendo do vento, fumar mal (o que tem os seus inconvenientes). Será simples e dará para algum convívio familiar, com este tempo, até talvez me permita conseguir ter tempo para ler.

    Vou agora ver o conto

    ResponderEliminar
  5. Rogério gostei muito do que acabei de ler!
    O "Natal dos Simples" é o mais encantador, porque mais verdadeiro! E por ser verdadeiro tu o recordas com tanto amor.
    Até aos 6 anos foram certamente simples mas encantados os meus natais transmontanos. Recordo-os pelo que a minha mãe me contou.
    Seguiram-se muitos natais lindos e quentinhos no meu país do coração. Aos quatro da casa juntava-se «gente da terra» e o convívio era sempre animado.
    Retornei anos depois, e os meus natais mudaram... são mais frios!
    (Vou ler o conto.)
    Beijo.

    ResponderEliminar

  6. São sempre tão bonitas as palavras que nos revelam!

    Ainda não estou aí, na melancolia [boa] do Natal. Para já aguardo a segunda-feira para reunir a família. Alguma ansiedade, muita alegria...

    BOAS FESTAS!

    Lídia

    ResponderEliminar