01 janeiro, 2020

ONU, ONU, para que nos serves tu? - IV

Ao longo do tempo tenho me interrogado, embora pressinta que a resposta seja que a ONU apenas serve para quem dela se serve. 
Se a ONU servisse para alguma coisa a NATO não serviria para nada. 
Se a ONU servisse para alguma coisa, o Guterres não deixaria de falar da CARTA UNIVERSAL DOS DEVERES DAS PESSOAS que há tempos divulguei, na qualidade de Desenhador de Sonhos e da qual me lembro de ter citado este bocado:
«A proliferação dos direitos atribuídos deu origem a uma interpretação errónea por parte dos cidadãos. Muitas pessoas entenderam que, no usufruto desses direitos, não estão implícitos obrigações e deveres. É como se se acreditasse que os indivíduos adquirem o direito a crescer e a desenvolver-se sem assumir responsabilidade alguma para consigo próprios, para com o seu semelhante, para com o meio ambiente que os rodeia ou para com o Estado. É absolutamente essencial pensar-se o mundo dos direitos em sintonia com o mundo dos deveres e em mútua correspondência.»
Talvez eu esteja enganado e nessa incerteza vou lutando para mudar o Mundo e, entre outras coisas, vou sendo contribuinte da UNICEF e esta até me agradece. 

Clique aqui

2 comentários:

  1. Partilho essa tua incerteza, Rogério.

    Sei, no entanto, que nem mesmo uma simples gota de água passa por este mundo sem o mudar um pouco e nunca duvidei do sentido em que tento que a minha ínfima quota-parte de mudança seja exercida.

    Forte abraço

    ResponderEliminar
  2. A mudança do mundo, começa com o que cada um de nós faz.
    Abraço e votos de feliz ano 2020

    ResponderEliminar