17 janeiro, 2020

Geração sentada, conversando na esplanada - 93 ("Precisamos... sobretudo, de ideias")

«Marx ganhou uma nova vida, renascido das cinzas para onde foi (precipitadamente) remetido com a implosão do regime soviético. A sua dimensão emancipatória e utópica continua poderosa.»
in "O “espectro” de Marx", por Elísio Estanque

Não querendo arriscar o acontecido da última vez que lá tinha ido, fiz questão de chegar cedo. Fui buscar a "bica" e sentei-me na mesa onde era costume sentar-me. Àquela hora a esplanada estava como eu esperava, vazia. 
O melro, pareceu-me o mesmo, aproximou-se depenicando aqui e ali, até que surgiu o pombo a disputar-lhe a migalha. Testei-lhes o arrojo e esbracejei. Voaram ambos, para de seguida regressarem.
Estava eu nisto quando me apareceu o primeiro sorriso, depois o segundo e de seguida o terceiro. Com pouco intervalo, chegou o engenheiro e o seu cão rafeiro. Foi uma festa pegada saudando o meu regresso à esplanada. Foram manifestações efusivas mas de pouca dura. Minutos depois as professoras mergulhavam na tertúlia costumada e eu e o meu parceiro iniciávamos uma conversa como há muito não tínhamos. O cão rafeiro pousara o seu focinho no meu joelho e com o seu olhar seguia ora um ora outro com uma concentração quase humana. 
A páginas tantas, e depois de termos saltado de assunto para assunto, surgiu a pergunta que o engenheiro trazia engatilhada:
"Acha que o Jerónimo vai mesmo sair no próximo Congresso?"
Ia a responder, quando a Gaby veio interromper:
"Acabámos de ir ao seu Conversa e deparámos na sua frase Não precisamos apenas de palavras dirigidas à alma, que nos arrepiem a pele, nos emocionem... Precisamos de palavras-adubo, palavras-semente e, sobretudo, de ideias. Tem tanto de belo como de profundo.
De pronto respondi precisarmos mais de tudo isso do que saber se Jerónimo continuará a ser Secretário Geral. Gaby não entendeu, mas o engenheiro percebeu o sentido da minha resposta. 
E a conversa continuou trocando impressões sobre aquele oportuno artigo publicado no Público...
Esquecidos do tempo, por ali ficámos como há tanto já não estávamos.

2 comentários:

  1. Estas tuas longas publicações costumavam ser uma festa para o meu cérebro. Agora, com estes olhos encataratados de que o SNS - sobrecarregado e espoliado de recursos - ainda se não dignou livrar-me, são um verdadeiro suplício de tântalo. Li tudo, mas fiquei "arrumada" para o resto do dia.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Há muito tempo que esta geração não se sentava.
    Já tinha saudades até do rafeirito!

    Abraço

    ResponderEliminar