12 fevereiro, 2020

Há sempre alguém assim...

Imagem retirada do vídeo* inspirou o poema
VIDA-JARDIM

Há sempre alguém
assim
para quem
a vida
é, será, foi
uma viagem
por este jardim

A passo largo
sem olhar para o lado
sem se cruzar
com um olhar
sem receber um abraço
vai, alargando 
ainda mais o passo
na direcção do fim

Pára aí
e pela primeira vez
olha enfim
o caminho percorrido, no jardim

Com voz cansada
exclama
diz
de si para si
"Meu Deus 
nem dei por ter chegado aqui"

E assim dizendo, partiu
Rogério Pereira
_________
* O vídeo dá imagens do Jardim Municipal de Oeiras que bem podia dar cenário a uma alegoria sobre a degradação da vida. 
Optei pelo poema, 
mas talvez me arrependa...
 

6 comentários:

  1. Gosto do poema, não do aspeto do jardim.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Muito bonito, quantas vezes andamos e não nos damos conta por onde passamos, é uma coisa automática, mas sei que perdemos muito nessa ânsia de chegarmos ao destino. Nada vemos. Acho que acostumamos apenas a caminhar. Gostei muito da ideia e da construção.

    beijo.

    ResponderEliminar
  3. Há tanto tempo que me não passeio por este jardim!

    No teu poema, cita-lo como uma alegoria da degradação e, com efeito, mal consigo (re)ver nele o jardim por onde tantas vezes me passeei, apreciando cada pormenor, nas doces tardes da minha infância e adolescência...

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Estamos em sintonia na poesia, Rogério.
    Gosto do poema.

    Um jardim tão em degradação.
    Os jardins alemães são belos e bem tratados.

    ResponderEliminar
  5. Os jardins guardam conversas e passadas infinitas.
    Sorrisos de luz.
    Megy Maia

    ResponderEliminar