19 fevereiro, 2020

O Ministro e o acordo ortográfico

Garanto que não percebo nada de linguagem gestual, mas julgo que o gesto que no quadradinho inferior direito se reporta, terá a ver com o facto de o Presidente Maduro usar um fato pelo qual o Ministro reconhece Maduro quando Maduro aparece vestido com aquele fato.
Quanto ao reconhecimento, em termos políticos, de facto, ele reconhece é um tal Guaidó. O problema, é que Guaidó, para a questão do tal conflito diplomático, não conta "nem mete prego nem estopa".
Não percebeu nada disto?
Não se apoquente, também não o percebe o Ministro...

9 comentários:

  1. Adotei o novo acordo ortográfico, como já deu para entender. “Fato” é a grafia brasileira porque eles não pronunciam nenhuma outra consoante. No português europeu o “c” de “facto” é pronunciado, consequentemente, não sofreu alteração no novo acordo de 1990.
    Onde está a complicação? : )

    ResponderEliminar
  2. Onde está a complicação? Diga isso a quem redige o "Diário da República"...: https://aventar.eu/tag/diario-da-republica/

    ResponderEliminar
  3. De facto, de facto, esta legenda do Telejornal apresenta um erro ortográfico. O AO90 pode ser - e é... - um desastre ortográfico mas, neste específico caso, não retirou à palavra facto a sua consoante de valor diacrítico.

    Quanto ao facto de o Ministro estar de fato, parece não haver quaisquer dúvidas.


    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Tentei aprender as mudanças.
    Mas não é fácil.
    A pronuncia não é igual.
    Mas tentei.
    Sorrisos de transição.
    Megy Maia

    ResponderEliminar
  5. Ainda não se percebeu que erros como "fato" e "contato" resultam directamente da aplicação do AO? Acaso existiam antes? Chama-se hipercorrecção e é um fenómeno linguístico bem conhecido.

    ResponderEliminar
  6. Parece estranho
    que todos comentários
    tenham incidido
    no AO e não
    na trapalhada do Ministro

    O tal Guaidó fica-lhes
    imensamente agradecido

    ResponderEliminar
  7. "O Ministro e o acordo ortográfico"... E não me parece que Guaidó venha ler o seu blogue. O ministro é obviamente uma nulidade, tanto no assunto Venezuela como no assunto AO.

    ResponderEliminar
  8. Não vi/li a trapalhada do ministro. Era/é assim tão importante ?! :)) desviei-me um pouco do objetivos da postagem para o que era mais importante para mim.:)

    ResponderEliminar