11 agosto, 2021

A VERDADEIRA CONSCIÊNCIA...


A verdadeira consciência pressupõe três estágios: a percepção (sensorial); a compreensão (juízo);  a interiorização das consequências (memória). A tomada de consciência pode ocorrer nessa sequência quase imediata desses estágios ou te-los diferidos no tempo.

Alguém que se comporte, haja ou se pronuncie sobre uma situação, acontecimento ou comportamento sem que progrida nos três estágios, podemos apelida-lo de pouco consciente. 

Contudo, cuidado, nunca apelide alguém de inconsciente. É forte demais! (embora reconheça que, ao nível colectivo, a inconsciência está tomando conta do Mundo)

8 comentários:

  1. Assim parece.
    A consciência está associada a honestidade, à tomada de decisões corretas para o bem dos outros. Mas estamos a constatar que o mais importante é o bem estar e o sucesso pessoal em detrimento do bem estar e segurança da comunidade em geral.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais! Isso mesmo!...e não há consciência de que assim seja!

      Eliminar
  2. Digamos então que, muitas vezes, há quem decida instintivamente e isso pode ser uma atitude inconsciente. Nada de impulsividades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, na maior parte dos comportamentos a que assistimos, o processo não passa do patamar sensorial. As pessoas reagem, acto imediato, à percepção.

      Eliminar
  3. Rogério.

    Penso que a tomada de consciência será, nada mais nada menos do que o autoconhecimento e o desenvolvimento da inteligência emocional.
    Assim sendo e, na minha qualidade de ser humano sujeito a comportamentos sem que progrida nos tais três estágios que refere, serei totalmente inconsciente?

    A impulsividade é mais comum do que aquilo que se possa imaginar.
    Contudo, deixemos vir a inteligência artificial tomar conta de todos os sectores da vida real, e do mundo, e quero ver como vai ser...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Penso que a tomada de consciência será, nada mais nada menos do que o autoconhecimento e o desenvolvimento da inteligência emocional.» Não diria isso! Introduzes aqui conceitos marginais à minha tese. O autoconhecimento tem a ver com a forma a que chegas à compreensão... o desenvolvimento da inteligência emocional tem a ver com a forma em como geres e controlas as emoções. A consciência, é mais que isso.

      Agora, saí um elogio: A tua afirmação final é prova de teres consciência dos males que virão ao Mundo pelo uso desregrado da inteligência artificial

      Eliminar
  4. O teu «traço fino» é muito bom e irmano-me nas afirmações!
    Fraterno abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De quando em quando
      vou filosofando
      ou melhor
      pensando em coisas da vida
      procurando dar-lhes rigor

      Abraço amigo

      Eliminar