A verdadeira consciência pressupõe três estágios: a percepção (sensorial); a compreensão (juízo); a interiorização das consequências (memória). A tomada de consciência pode ocorrer nessa sequência quase imediata desses estágios ou te-los diferidos no tempo.
Alguém que se comporte, haja ou se pronuncie sobre uma situação, acontecimento ou comportamento sem que progrida nos três estágios, podemos apelida-lo de pouco consciente.
Contudo, cuidado, nunca apelide alguém de inconsciente. É forte demais! (embora reconheça que, ao nível colectivo, a inconsciência está tomando conta do Mundo)
Assim parece.
ResponderEliminarA consciência está associada a honestidade, à tomada de decisões corretas para o bem dos outros. Mas estamos a constatar que o mais importante é o bem estar e o sucesso pessoal em detrimento do bem estar e segurança da comunidade em geral.
Nem mais! Isso mesmo!...e não há consciência de que assim seja!
EliminarDigamos então que, muitas vezes, há quem decida instintivamente e isso pode ser uma atitude inconsciente. Nada de impulsividades.
ResponderEliminarSim, na maior parte dos comportamentos a que assistimos, o processo não passa do patamar sensorial. As pessoas reagem, acto imediato, à percepção.
EliminarRogério.
ResponderEliminarPenso que a tomada de consciência será, nada mais nada menos do que o autoconhecimento e o desenvolvimento da inteligência emocional.
Assim sendo e, na minha qualidade de ser humano sujeito a comportamentos sem que progrida nos tais três estágios que refere, serei totalmente inconsciente?
A impulsividade é mais comum do que aquilo que se possa imaginar.
Contudo, deixemos vir a inteligência artificial tomar conta de todos os sectores da vida real, e do mundo, e quero ver como vai ser...
«Penso que a tomada de consciência será, nada mais nada menos do que o autoconhecimento e o desenvolvimento da inteligência emocional.» Não diria isso! Introduzes aqui conceitos marginais à minha tese. O autoconhecimento tem a ver com a forma a que chegas à compreensão... o desenvolvimento da inteligência emocional tem a ver com a forma em como geres e controlas as emoções. A consciência, é mais que isso.
EliminarAgora, saí um elogio: A tua afirmação final é prova de teres consciência dos males que virão ao Mundo pelo uso desregrado da inteligência artificial
O teu «traço fino» é muito bom e irmano-me nas afirmações!
ResponderEliminarFraterno abraço
De quando em quando
Eliminarvou filosofando
ou melhor
pensando em coisas da vida
procurando dar-lhes rigor
Abraço amigo