05 agosto, 2021

A VERDADEIRA VAIDADE...


A verdadeira vaidade está relacionada com um feito digno de envaidecer quem o fez. A verdadeira vaidade deve ser pautada por um equilíbrio. Se for reduzida, revela ausência de amor próprio e insegurança. Se for excessiva, revela presunção.

A verdadeira vaidade pode ser discreta, como acontece aos introvertidos. Nestes, revela-se pelo brilho dos olhos quando lhe gabam o feito...

(Há outros tipos de vaidades. Não contam, pois morrem ao aparecimento da primeira ruga)

14 comentários:

  1. Verdade, Rogério _ o equilíbrio sempre necessário.
    _não podemos ter preocupação excessiva em exibir , ostentar ou vangloriar
    porque toda atratividade que está em nós, surge espontaneamente.
    Sejamos discretos com um quê de vaidade para não escondermos totalmente nossa beleza rs
    Uma boa noite ,com abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuidado, Lis
      A nossa beleza pessoal, é efémera
      passa pela prova, severa
      ao aparecimento da primeira ruga
      (e a operação plástica não resolve tudo)

      Eliminar
  2. "A verdadeira vaidade pode ser discreta, (...) revela-se pelo brilho dos olhos quando lhe gabam o feito..."

    Descobri agora que, sendo assim a vaidade verdadeira, também eu sou vaidosa no bom sentido...Gostei de saber, Rogério.

    Abraços vaidosos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te vejo os olhos
      Não te conheço obra feita
      que tenha sido gabada
      Mas pressinto...
      ... ah!
      esquecia o Noah

      (sais daqui envaidecida)

      Abraço envaidecedor

      Eliminar
    2. Ó pra mim toda vaidosa...😋 😊

      Eliminar
  3. Não sou vaidosa, mas tenho perfeita consciência das qualidades que tenho e dos feitos que possuo...

    Abraço e bom final de semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu sou testemunha de algumas dessas qualidades...

      Abraço de amizade

      Eliminar
  4. O equilíbrio é necessário mas eu confesso a minha baixa autoestima!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem podes elevar essa tua autoestima, Leo!
      Garanto-te que há poucas pessoas por aqui - aqui, blogosfera e redes sociais - que possam ombrear contigo em qualidades humanas e de nobreza de carácter .

      Desculpe, Rogério, mas não poderia abalar sem dizer de minha justiça.

      Um beijinho a ambos.

      Eliminar
    2. Meu Querido Norte, faço minhas as palavras da Janita

      Um beijinho a ambas

      Eliminar
  5. Gostando do que li e desejando um feliz fim de semana.
    .
    Fraternos cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  6. A vaidade é uma característica inata dos seres humanos, de facto. E à priori é considerada um defeito. Mas nem sempre o é. Pode ser um elemento extremamente motivador para melhorarmos a nossa performance, os nossos conhecimentos...
    Pensando bem... não conheço ninguém que seja vaidoso/a por ser muito saudável. A saúde é uma coisa abstrata. Mas quanto a aparência física... já é outra estória.
    Perde-se peso para se ter uma silhueta mais agradável à vista... dos outros e da nossa... mas nunca ninguém me disse que ia deixar de fumar para ser mais saudável, por vaidade.
    Se for excessiva revela presunção e narcisismo. : ))
    Tinha um amigo que era/é detentor de grandes conhecimentos gerais. E fazia alarde disso. Eu admirava imenso a capacidade que ele tinha para assimilar e reter tudo aquilo que via e lia. Mas o seu pedantismo era, por vezes, tão grande, que se tornava tedioso. E eu, na verdade, não tinha e continuo a não ter paciência para exageros. : )

    Quando me “alargo” nos comentários, é sinal – de uma maneira geral - de que gostei do tema.

    ResponderEliminar