02 agosto, 2021

ZECA AFONSO

«Devemos a José Afonso um conjunto de canções e pensamentos que mudaram o curso da música em Portugal. Insatisfeito com as formas e práticas da canção de Coimbra, atento aos contextos sociais e políticos do país real, foi criando uma obra que abriu e alargou horizontes, juntando à criação musical objetivos de luta. Primeiro contra o regime, depois em favor da criação de um modelo de sociedade. Através dos arquivos da rádio e televisão da RTP, entre entrevistas, atuações e reportagens, José Afonso fala-nos de si, das suas canções e de como estas refletiram as suas ideias. Juntando parceiros e nunca perdendo uma noção de rumo este é um percurso central na história da música portuguesa ainda hoje vivo e pungente tanto pelas memórias das gravações do próprio José Afonso como pelas versões que outros continuam a criar a partir da sua obra».

No dia em que Zeca Afonso completaria 92 anos, a RTP transmitiu o documentário inédito «José Afonso: Traz Outro Amigo Também», da autoria de Nuno Galopim e de Miguel Pimenta, seguido de um concerto filmado no Capitólio, «O Cantinho do Zeca», com direção artística de Agir. 

Não perdi, acabou agora mesmo (23h19min)

12 comentários:


  1. Obrigada pela partilha e chamada de atenção.
    Não dei conta que passou esse documentário.
    Mas graças a Ti, vou poder vê-lo ainda através da RTP Play, a minha plataforma favorita para ver televisão.
    (é que a pouca "televisão" que vejo é sempre em diferido e normalmente através do telemóvel)

    Beijinhos, seguidinhos uns atrás dos outros como formigas em carreiro
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (esqueci-me de dizer que adoro este tema)

      (^^)

      Eliminar
    2. Este tema é de 1973. Mas quer o Zeca quer o Adriano eram os "baladeiros" da minha juventude... não conto no meu livro que, quando por terras de Angola (em Maquela do Zombo)cometi a quase imprudência de passar as suas canções de protesto na instalação sonora que dava som à parada do aquartelamento. O capitão consentia... até que a "minha radiofonia" chegou à sede do Batalhão, o capitão levou ameaça de castigo militar e eu fui proibido de continuar... Contudo, cumprira um desígnio: o Zeca passou a ser conhecido entre os soldados...

      (de vez em quando lembro-me destas avarias...)

      Eliminar
  2. Uma justa homenagem!

    Espero que este excelente serão não seja exemplar único.

    Bom Agosto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade, estou surpreendido... tanto mais que 92 anos não é um "número redondo"...

      Agosto a seu gosto!

      Eliminar
  3. Também não perdi. Associo-me à homenagem.

    ResponderEliminar
  4. Eu perdi porque, com os netos em casa, tive que me deitar cedo mas ainda vou ver!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não perca.
      Que bom ver gente jovem
      a cantar o Zeca

      Abraço largo

      Eliminar