14 agosto, 2021

AFEGANISTÃO, PERANTE A TRAGÉDIA QUEM TEM RAZÃO?


"Gastámos mais de um bilião de dólares ao longo de 20 anos. Treinámos e equipámos com material moderno mais de trezentos mil elementos das forças afegãs. Os líderes afegãos têm de se unir. Entre mortos e feridos, perdemos milhares de operacionais. Eles têm de lutar por si; lutar pela sua nação," - Joe Biden, Presidente dos EEUU, 11.Agosto.2021

"Forças americanas treinaram e armaram fundamentalistas islâmicos mais extremistas (incluindo o terrorista Bin Laden) a pretexto de derrubarem os invasores russos no Afeganistão" - Mia Couto, Escritor Moçambicano, 27.Março.2003

8 comentários:

  1. Todos os que passam pela presidência dos EUA são semelhantes nos propósitos mas... com outra estética.

    ResponderEliminar
  2. Os americanos (e outras nações) não dão ponto sem nó.
    Uns dizem que é uma saída abrupta e que o exército afegão se sentiu/sente desmoralizado sem o apoio dos americanos e não lutam pelo seu país. Foram treinados durante 20 anos!!
    “Uma mancha” no legado de Biden...

    ResponderEliminar
  3. Fui interrompida por um telefonema. Vou continuar a comentar...
    Como sabemos, alguns afirmam que o que está a acontecer é “uma mancha”no legado de Biden, mas não foi isto que se previu desde sempre? Os americanos e os aliados saem e o Talibã entra. A guerra está perdida. Não há dúvida.
    Durante estes 20 anos, os americanos e os aliados fizeram muito pelo bem dos afegãos. Construiram cidades, infraestruturas, implementaram uma forma de democracia, mostraram o que é viver em liberdade, essencialmente às mulheres e crianças. E ao fim de todos estes anos, o que é que o exército afegão faz? Não oferecem absolutamente nenhuma resistência. E é isto que me está a fazer “confusão”.
    Os militares canadianos estiveram neste país durante 13 anos. Saíram em 2011 embora alguns militares tivessem ficado até 2014 para apoiar a Força de Segurança Afegã.
    Procurei por estes dados: 158 militares canadianos perderam a vida, mais 7 civis. Dois mil foram feridos e o Canadá gastou 18 biliões de dólares.
    Alguns dirão que valeu a pena. Mas as famílias que perderam os seus entes queridos não serão da mesma opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o comentário da Catarina. „Uma mancha“ no legado de Binden ... é simplesmente uma idiotice!!

      Eliminar
  4. Catarina, Teresa e a quem mais venha ler
    A questão do Afeganistão, com as sua próprias especificidades e particularidades, não difere do essencial de muitas outras intervenções (diria ingerências) dos EEUU (e seus aliados)noutras partes do Mundo.

    Desafio (insisto) a que leiam a carta de Mia Couto que como sabeis não é um terrível comunista...

    https://conversavinagrada.blogspot.com/2013/08/mia-couto-e-uma-antiga-carta-actual.html

    Não querendo desmentir a Catarina, Binden não refere outros gastos que não sejam em treino e fornecimento de material militar (e naturalmente com a sua presença)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se os canadianos ajudaram os afegãos desta forma, suponho que os americanos também, para além do treino militar.
      Li a carta de Mia Couto (cujos livros gosto bastante). Não contesto o que ele afirmou. Espero que tivesse mesmo enviado essa “carta” ao senhor presidente e não a tivesse escrito apenas para “o pessoal” ler.

      Eliminar
    2. Se foi enviada a carta
      se o foi com aviso de recepção
      talvez não
      mas a carta foi aberta

      http://www.catalisando.com/goldenlist/miacouto.htm

      Eliminar