20 agosto, 2021

HOJE SERIAM OS NOSSOS 55 ANOS...



    ROSTO DE TI*

"Tenho uma solidão
tão concorrida
tão cheia de nostalgias
e de rostos teus
de adeuses faz tempo
e beijos bem vindos
de primeiras de troca
e de último vagão.

Tenho uma solidão
tão concorrida
que posso organizá-la
como uma procissão
por cores
tamanhos
por época
por tato e sabor.

Me abraço nas tuas ausências "
(...)
Mario Benedetti

* Poema que pela manhã, ao lê-lo, mexeu comigo

E o abacateiro lá está. Seremos todos jardineiros, disponíveis para cuidar e prontos para colher os primeiros frutos que haverão de ter um doce sabor a saudade...

17 comentários:

  1. E que doce companhia ela seria!

    Um abraço solidário

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não apenas a doçura da companhia
      era o apoio que tinha
      e mais que isso
      deixou na família o exemplo
      de uma mulher de corpo inteiro

      Que bom ter teu abraço

      Eliminar
  2. „A morte não apaga o vivido!„

    Um pensamento da nossa querida amiga LEO, ao qual eu acrescento, que recordar o vivido é um acto que provoca FELICIDADE 🤍

    Gosto do poema de Mario Benedetti, mas há um poema teu, do qual ainda gosto muito mais.
    Como era linda a tua TERESA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Linda e tão querida
      Todos os dias recordo, seus gestos, seus sorrisos
      e sobretudo
      a doçura quando,
      ternamente,
      me chamava "maluco"

      Não sei se recordar isso possa dizer que tal me provoca felicidade... diria que é um sentimento nunca sentido... e estou resignado a suportá-lo

      Eliminar
  3. Abraço-o na sua saudade com a certeza da minha solidariedade perante esta hora de doces recordações, Rogério.
    Cuide do abacateiro, por favor!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que sim, que é solidária nesta hora...
      Quanto ao abacateiro,
      hoje um vizinho deu-me esse mesmo conselho
      (acho que a dimensão humana da minha Teresa pode ser medida pelo terno testemunho da minha vizinhança)

      Obrigado pelo teu abraço

      Eliminar
  4. O poema toca muito os corações saudosos.
    E gosto de pensar que inspirei nessa linda homenagem.
    Ah como dói a saudade ! sei bem.
    meu abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, de manhã quando o li
      logo pensei "roubá-lo"

      Há dias em que a saudade dói
      Há dias em que a saudade me dá força

      Obrigado
      por teu abraço

      Eliminar
  5. Sente-se a falta e nada apaga o que a vida foi. Uma homenagem cheia de saudade que evoca quem continua presente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo... e não paro de falar dessa falta, sentindo-a imensamente!

      Eliminar
  6. Gostei do poema, mas o que mais me emocionou foi rever a foto da sua Teresa, com aquele doce sorriso que iluminava todo o rosto e alegrava que o via.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa emoção não é forçada...
      ela era assim, como o sorriso mostra

      Abraço amigo

      Eliminar
  7. Postagem tão triste e ao mesmo tempo tão linda, tão cheia de saudade e amor.
    Comove.
    Um abraço, Rogério!

    ResponderEliminar
  8. A teresa era de facto especial, pois se até nós, que só a conhecemos pelas publicações aqui no blogue, nos habituamos a gostar dela como se a conhecêssemos cara a cara.

    As memórias felizes trouxeram-na de volta!
    Um forte abraço Rogério!
    🥑

    ResponderEliminar
  9. Há saudades que descansam eternamente no nosso coração, estas datas, desperta-as.

    "Saudades

    Saudades! Sim... Talvez... e porque não?... Se o nosso sonho foi tão alto e forte. Que bem pensara vê-lo até à morte. Deslumbrar-me de luz o coração! Esquecer! Para quê?... Ah! como é vão! Que tudo isso, Amor, nos não importe. Se ele deixou beleza que conforte. Deve-nos ser sagrado como o pão! Quantas vezes, Amor, já te esqueci, Para mais doidamente me lembrar, Mais doidamente me lembrar de ti! E quem dera que fosse sempre assim: Quanto menos quisesse recordar. Mais a saudade andasse presa a mim!"

    Florbela Espanca.

    Um forte abraço meu amigo.

    ResponderEliminar