Estão certamente lembrados de ter publicado esta imagem e de como era, então, quase certa a melhoria do meu estado. Sim melhorou, mas... hoje fui consultado por um psiquiatra. Foi longa a conversa, em que entrei em detalhes desde o tempo em que a perdi, de como foi doloroso o período que antecedeu a partida e de como, logo de seguida o cancro me saltou em cima e... por aí fora.
O psiquiatra, depois de me ouvir atentamente, deu uma simples explicação: uma coisa é a ansiedade, outra, que não parecendo, é muito diferente. Trata-se da angústia. E depois de elogiar o que vinha fazendo*, deu-lhe um acrescento com outro meio comprimido* matinal
Saí confiante. Vamos ver!...
_________
(*) detalhes a pedido das minhas filhas
Consultar um psiquiatra por iniciativa própria é um acto corajoso.
ResponderEliminarTudo vai melhorar.
Há dores que nem eu sei bem se quero que passem... basta que se atenue a angustia da perda e que se instale a resignação...
EliminarNem sempre as nossas forças são suficientes para enfrentar as tragédias com que a vida me presenteia. Procurar ajuda especializada é sempre o melhor caminho. E seguir à risca a prescrição médica, é a receita para a sua recuperação.
ResponderEliminarDeixo um abraço.
O teu abraço faz parte da receita... é bom contar com a amizade, se não cura... ameniza
EliminarAbraço
Há que descomplicar a ida ao psiquiatra.
ResponderEliminarAndo há anos às voltas com essa área da medicina. Outras cenas, como dizem os jovens.
Cuida-te bem, amigo Rogério. Faz tudo direitinho. Acredita. Confia.
Beijo.
Não tenho, nunca tive, qualquer ideia complicada em torno de quem exerce tal profição... e sabes? Oiço diariamente o programa "O amor é" em que o diálogo se faz entre uma menina e um reputado psiquiatra (Júlio Machado Vaz)...
EliminarLembro que chegámos a falar num encontro... afinal de contas somos vizinhos... um dia destes calha...
Beijo
Só posso mandar-te um abraço solidário!
ResponderEliminar...e é quanto me chega...
EliminarAbraço agradecido
Tinha eu trinta e tal anos quando perdi um filho durante o parto e também procurei, pelo meu próprio pé, esse tipo de ajuda. E ajudou, claro. Demorou o seu tempo, mas ajudou muito.
ResponderEliminarVou agora para o hospital porque tenho consulta de reumatologia. Como ainda não estou lavada, nem vestida, e levo uma pequena eternidade a fazê-lo, não poderei visitar os blogs que todos os dias costumo saudar, nem conseguirei agradecer aos amigos que comentaram o meu Vestido de Menina.
Fá-lo-ei depois, ainda não sei muito bem quando porque costumo chegar completamente exausta, quando tenho de me deslocar ao hospital.
Sim, vou de carro e, dentro do hospital, desloco-me em cadeira de rodas, mas fatigo-me muito, mesmo assim.
Forte abraço, Rogério!
Sei, têm me dito que aquilo pelo que passo é uma reacção normal para alguém que tenha passado pelo que eu passo...
EliminarTudo de bom para ti.
Abraço
Fizeste o que devias. Consultaste um especialista. Uma decisão responsável. Nada mais. E com essa medicação vais sentir-te melhor. E se escreveres sobre o que te "vai na alma"... uns quantos parágrafos por dia... vais ver como ficas mais aliviado, mais leve, mais otimista. De manhã, quando te levantares, olha-te ao espelho e diz em voz alta "gosto o que vejo". :))
ResponderEliminarDo em vez de o
EliminarEis um conselho que vou seguir... e quanto à escrita, vou rever a orientação que tenho seguido... tenho programadas várias sessões de apresentação do meu livrinho e vou apreender algo com isso... vamos ver.
EliminarBeijo
Compreendo a tua angústia, Rogério, sofro a mesma angústia 🖤
ResponderEliminarTemos a maravilhosa família como conforto indispensável.
Festejamos o dia 20 de Agosto, pensando nos momentos felizes que vivemos com eles.
Um abraço forte da amiga de sempre 💙 Tudo vai correr bem.
20 de Agosto... nem sei como irei falar desse dia...
EliminarObrigado por continuares ao meu lado
Abraço
A frase que está na imagem é 100% verdadeira, mas... que fazer, quando o céu nos cai em cima? Uma frase que encontrei no Facebook diz o seguinte: "Nunca despreze as pessoas deprimidas. A depressão é o último estágio da dor humana." É mesmo.
ResponderEliminarÉ muito fácil para quem está do outro lado dar umas pancadinhas nas costas e dizer «Força! Coragem! Estamos contigo!», mas, apesar de parecer fútil e inútil, esta manifestação de solidariedade é muito importante para quem se sente mergulhar num poço sem fundo. Ela é tão importante como o apoio profissional de um psiquiatra. Por isso, daqui lhe digo: «Força! Coragem! Estamos contigo!»
Ó Fernando, meu caro Fernando, é tão bom saber que estás comigo.
EliminarAbraço agradecido
Fez muito bem em procurar ajuda especializada. Essas coisas podem até não matar mas moem. É preciso usar os mecanismos certos para as moer a elas. Melhoras! Precisa de ficar bom até outubro, não se esqueça.
ResponderEliminar(Ah, ando a viajar nos aviões de papel que o Matias me pede para fazer, a toda a hora. Já visitámos o senhor Inverno vezes sem conta. Tem sido difícil explicar o desaparecimento da neve. Três anos e meio é idade pouca, mas ele não se contenta com uma explicação qualquer).
Lídia
Quanto ao seguimento do meu estado tenho tido a sorte de ter a meu lado quem me sabe aconselhar... a consulta com o psiquiatra deu-me grande confiança...
Eliminar... quanto ao Matias e ao "Avião de Papel"... amanhã falamos.
Beijo
Boa tarde Rogério.
ResponderEliminarO assumir que precisava de ajuda é um grande passo.
E não será fácil, mas, cada dia é um novo dia e cada caso é um caso haverá sempre a terapia prescrita pelo médico e a outra terapia opcional feita pelo paciente.
É nestas alturas que a família e os amigos são uma bênção ..
Desejo melhoras e vai correr tudo bem.
(fiquei muito sensibilizada com o comentário que deixou no maresia)
Boa semana com harmonia.
Um beijo
:)
«É nestas alturas que a família e os amigos são uma bênção»
EliminarPara a semana vou ter a família (quase) toda comigo...
[os teus poemas são uma inspiração]
Beijo
Felizmente que a pouco e pouco já não um estigma quando se pede ajuda especializada, para além da enorme ajuda da família e amigos. És um campeão e tiro-te o meu chapéu.
ResponderEliminarBeijocas e um bom dia
Obrigado pelo teu apreço
EliminarUm beijo agradecido
Alma até Almeida! E... a luta contínua continua. Um abraço.
ResponderEliminarTambém foi esse o conselho do clínico
Eliminar... e eu sigo-o
Abraço