O magazine AbrilAbril publica hoje uma iniciativa bem oportuna, (Sindicato percorre o País contra destruição dos CTT). O que aconteceu em Stº Amaro de Oeiras bem o justifica. Para que se saiba, transcrevo na integra o comunicado então distribuído à população:
COMUNICADO À POPULAÇÃO DE OEIRAS
1 - Tal como já fizeram no Dafundo, em Caxias e em Nova Oeiras, a Administração dos CTT tomou agora a decisão de encerrar a Estação de Santo Amaro de Oeiras.Por papéis afixados nas instalações foram os utentes informados de que as mesmas serão encerradas a partir de 25 de Julho, abrindo outras, a partir daquela data no Centro Comercial de Oeiras.2 – Embora os CTT sejam hoje, por iniciativa de governos PSD, uma empresa privada, (mas sem que os do PS tenham feito algo para modificar a situação), estão obrigados por contrato com o estado a prestarem um serviço público, de proximidade e com eficiência que, de todo, não cumprem.3 – O encerramento de mais estas instalações vem prejudicar a maioria da população de Oeiras, sobretudo os de menos meios e os mais idosos, mas também muito dos pequenos e médios empresários que funcionam nesta zona e que se servem com frequência destes serviços locais.4 – Discordando totalmente da continuação destas medidas, a CDU? tomou a iniciativa de promover um abaixo-assinado de protesto, que apenas em dois dias recolheu cerca de 250 assinaturas, e propusemos quer à Assembleia Municipal (na Sessão de 19/7/22), quer à Câmara Municipal (na reunião pública de 20/7/22), que tomassem posição firme contrária a este encerramento.5 – Como continuamos a dizer, e os exemplos são muitos a demonstrar que temos razão, é um imperativo nacional fazer com que sejam públicos os principais prestadores de serviços públicos.Compete ao Governo fazer com que os CTT deixem de ser uma empresa privada e voltem a ser, como sucede em muitos países, mesmo da tal Europa dos 27, uma estrutura pública. Não deixaremos de continuar a defender as melhores soluções para a grande maioria da população.
Oeiras, de 25 Julho de 2022
Os do PSD é que fizeram mas não podemos contar com o PS para desfazer. Os dois constituem um partido bicefalo.
ResponderEliminarVou pelo mais concreto: que desculpa orquestraram para encerrar o posto dos CTT de Santo Amaro de Oeiras? Não pode ser a obsolescência, uma vez que nas horas de atendimento, as filas de espera eram enormes. Quanto às pseudo sub-estações dos CTT, todos nós, habitantes de Nova Oeiras, sabemos por experiência própria que não têm condições para substituir um verdadeiro posto dos CTT, nomeadamente no pagamento de pensões sociais. O fecho destes postos foi um enorme erro. Um erro que só poderia ser reparado pela rápida reabertura dos postos já encerrados, nunca pelos simulacros de serviços que foram postos à nossa (in)disposição!
ResponderEliminarOs CTT são um exemplo gritante daquilo em que se transformam empresas publicas, que são privatizadas.
ResponderEliminarAbraço, saúde e bom domingo