24 março, 2023

INICIEI HOJE A LEITURA DE UMA FONTE DE NOTÍCIAS SAUDÁVEIS... PORQUE SÃO SÉRIAS!


Ora leiam:

"A pobreza energética é um verdadeiro flagelo em Portugal. As casas climatizadas são uma grande minoria no país e poucas são as pessoas que não têm de usar casacos, gorros e mantas dentro de casa. No inverno, o frio é de gelar os ossos e, no verão, o calor tórrido torna-se sufocante. Calcula-se que haja entre 660 a 680 mil pessoas em situação de pobreza energética, mas o número pode ser bem maior: dois milhões.

“Se transformarmos os números em experiências vividas, a situação é bem mais dramática”, disse João Pedro Gouveia, investigador na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. “Há pessoas com problemas e dificuldades em gastar dinheiro para aquecer o quarto onde dormem os filhos pequenos”, denunciou o investigador em entrevista à Ana Patrícia Silva.

A cultura de desvalorização, a ineficácia das medidas governamentais e a débil comunicação sobre elas são os principais factores que contribuem para que esta situação continue de ano para ano. Os países do Sul da Europa, como Portugal, têm taxas de excesso de mortalidade no inverno consideravelmente superiores a países nórdicos como a Finlândia e a Suécia.

Costuma fazer muito frio em Santa Comba Dão, mas não é por isso que falamos da cidade esta semana. A autarquia decidiu avançar com o Centro Interpretativo e Museu do Estado Novo, apesar da condenação da iniciativa pela Assembleia da República. Porquê um museu sobre o Estado Novo na terra onde Salazar nasceu? A Câmara diz que é para salientar “as virtudes da democracia”, mas Luís Monteiro discorda: é uma homenagem encapotada ao líder de uma ditadura fascista. “O país de Abril tem orgulho dos seus resistentes ao Fascismo”, e é a eles que deve prestar homenagem.

Uma das pessoas que se lembra bem dos tempos do “antigamente é que era bom”, como os defensores de Salazar gostam de dizer, é o historiador Rui Bebiano. Em 1973 protestou contra a guerra colonial, foi preso e interrogado pela PIDE/DGS e incorporado à força nas Forças Armadas. Desertou depois do 25 de Abril de 1974, mas regressou às fileiras para ir para Angola ver a descolonização acontecer em primeira mão. Viveu de perto o início da guerra civil angolana e neste ensaio conta a sua experiência com um olhar tanto de historiador como de testemunha.

Por fim, temos a crónica de Diogo Faro, na qual critica quem relativiza a violência policial contra jornalistas e manifestantes nas ruas de Paris, e a crónica de Vicente Ferreira pelos Ladrões de Bicicletas. O economista realça que o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional concordam que a inflação não se deve aos aumentos salariais, mas às cada vez maiores margens de lucro das empresas. Como podem reagir os trabalhadores?"

Boas leituras e bom fim de semana,






 

18 comentários:

  1. Pensei que fossem sobre assuntos sérios que nos colocam num estado espiritual e emocional equilibrado, bem disposto...
    Talvez leia mais tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui
      e por mim
      não consigo prosa
      que te deixe assim
      bem disposta

      Eliminar
  2. E… quase de madrugada... exagero!… aqui estou a ler uma boa leitura!
    Atendendo à hora tardia, amanhã lerei as outras crónicas.
    Boa noite/Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas leituras!
      Bom fim-de-semana!

      Eliminar
  3. Aqui me tens como exemplo de uma dessas cerca de 680000 mil pessoas que estão em situação de pobreza energética, embora sem filhos pequenos, que as minhas filhas já estão a ficar entradotas e vivem nas suas próprias casas.

    Sério, mas muito pouco saudável, é viver-se a tremer de frio no Inverno e a suar por todos os poros, no Verão, embora eu prefira suar a tremer de frio. É que o calor é vasodilatador e, no Verão, a minha TA anda sempre nos eixos, além de que sei manter-me bem hidratada.

    Reli o Setenta e Quatro um pouco em diagonal bem como os outros artigos que já tinha lido. Obrigada por nos trazeres leituras que tocam a vida pessoal e as dificuldades de tantos de nós, Rogério.

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este meu espaço, traz toda a escrita
      que traz implicita
      a mensagem do meu lema de ser
      um desafio ao acto de cidadania
      um constante (e militante) apelo à resistência...

      Bom de fim-de-semana

      Eliminar
  4. As leituras podem ser como o óleo de fígado de bacalhau. Difíceis de tomar mas fazem bem.


    Obrigada pelas sugestões e bom fim-de-semana!

    Lídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óleo de fígado de bacalhau? Excelente imagem! É mesmo isso!
      e obrigado
      pelo oportuno comentário!

      Beijo

      Eliminar
  5. Bom fim-de-semana com ou sem despertador na hora em vigor 🌻

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como sempre
      despassarado
      pus o despertador
      este sábado

      claro que passei a manhã
      ensonado

      Eliminar
    2. E eu falhei a toma de um dos antibióticos, às duas da madrugada :(

      Eliminar
  6. É preciso estarmos atentos e conscientes da realidade. Só assim podemos ajudar na luta por dias melhores.

    Beijinhos, Rogério.

    ResponderEliminar
  7. A realidade neste país é bem pior do que aquilo que os comentadores dizem. Sabemos isso. Como disse a Sophia: vemos, ouvimos e lemos, não podemos ignorar.
    Tudo de bom, meu Amigo Rogério.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  8. A realidade nem sempre é o que se lê, nem aquilo que nos querem fazer acreditar.
    Há notícias que nem notícias são, mas s´e simplesmente especulações.
    Ler, vamos, para não nos mantermos em santa ignorância, mas preciso, separar o trigo do joio.
    Boa semana com saúde e paz.
    :)

    ResponderEliminar