Entrei na ampla sala mas mal entrámos porque não precisámos. Logo ao pé da porta estava um posto equipado: uma mesa com a anatomia necessária, um funcionário e um computador de plasma de grandes dimensões. Olhei toda a sala depois. Era igual. Mais de uma dezena de postos assim. O Director de Operações explicou-me detalhadamente as funções, as tarefas, os processos em conformidade com a tecnologia à vista. "Quando o autocarro se atrasa, olhe este aqui está já fora do horário" - dizia apontando a espinha da carreira, a luz vermelha a piscar - "este operador procura, com aquele rato, as paragens seguintes a verificar se há aglomeração de pessoas em espera, quer ver?" E disse ao operador para o fazer. "Não está muita gente! Se estivesse ele daqui accionava um desdobramento para o chefe da estação, que para esta carreira seria Cabo Ruivo". Mal refeito do espanto (em 2001, ainda não conhecia o google earth) lá fui colocando as perguntas que me vinham à mente mesmo se a resposta pelo que via era evidente: se era em tempo real, se a imagem se podia aproximar ainda mais, se e se e se. A tudo me ia dizendo que sim, mas deixando o comentário "o uso disso é raro, pois é dispensável e caro". Terminada a visita, não deixava de pensar nos efeitos impressionantes daquela tecnologia em uso militar. Tantos anos depois a resposta está aí. Todos os dias (e também nesse vídeo)!
Visita realizada em 2001 à Sala de Controlo de Tráfego, da Carris, na Estação de Santo Amaro
Impressionante vídeo!!
ResponderEliminarMais impressionante ainda o cinismo de Obama: intervenção militar indefinida no Iraque porque as pessoas encurraladas nas montanhas não podem ser vítimas de genocídio.
Mas enviou ainda mais armas para Israel a fim deste continuar o massacre dos palestinianos encerrados no gueto de Gaza, porque os judeus - tal como Hitler - os desumanizam e os designam por "baratas" e "serpentes" e assim o genocídio é justificado !!
Que criaturas repugnantes!!!!!
Bom dia
ResponderEliminarO meu comentário desapareceu.
Hoje a politica alimenta a guerra. Criam lugar apenas para as bombas, os ódios, o desrespeito por tudo e todos.
Até as religiões avançam nestas batalhas. Matar...matar...
O homem regride em tudo e apenas vê o poder, a força, a morte sem mais nada.
Não consigo dizer mais nada.
É na verdade muito dura a razão porque não consegues.
ResponderEliminarPerfeito! Só não vê quem não tem o google earth, ou seja, quem não quer ver.
ResponderEliminarOs meninos precisam de asas e não de grades... "empreendedoras".
Bom domingo!
É uma pena que toda a tecnologia, toda a invenção, tenha o seu lado negro, tal como o Homem que a cria... por muito que os avanços da ciência nos tragam luz, os avanços da escuridão acompanham-nos sempre.
ResponderEliminarE a história
repete-se, a um ritmo exponencial, sem dó nem piedade!
Boas férias!