18 agosto, 2014

Rentrée do "Conversa" depois de umas férias que passaram depressa


"Toda a tristeza é reaccionária; todo o pessimismo é retrógrado"! Por aqui (re)começo, pois não há melhor citação a condizer com o que me vai na alma, no juízo e no coração. Passei sete dias a pensar nisso. Nisso e na teimosia em regressar à escrita avinagrando a tristeza e o pessimismo.
Há quem se entristeça  e não reaja. Há quem cuide, por pessimismo, que o mundo passa por uma desgraça, que o País foi evadido por criaturas cretinas que tomaram conta dos nossos destinos e que, a estas, se sucederão outras ameaças cada vez menos humanas até que da humanidade nada mais reste que uma longa marcha de acontecimentos funestos. Há riscos disso, se prevalecer esse crer.

8 comentários:

  1. Como ainda não fui de férias...nem sei se irei, limito-me a não pensar...já passa por férias! :)

    ResponderEliminar
  2. Seja bem-vindo!

    Confesso que fiquei curiosa com a citação, mas preparava-me para outro tipo de enquadramento. Pessoa nem sempre me convence.

    Concordo, no entanto, que a tristeza e o pessimismo servem quase sempre quem não devem servir.
    Por outro lado é de considerar que o o otimista corre o risco de ser tomado por louco em determinados cenários.
    O melhor é mesmo estar atento não "baixar a guarda", dar asas ao sentimento.

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. ~
    ~ ~ Um prazer ter voltado á sua página!

    ~ ~ ~ ~ A luta coninua!
    ~ ~ ~ ~ ~ ~ Sem pessimismo. ~ ~ ~ ~

    ~ ~ ~ ~ ~ Muito bem vindo! ~ ~ ~ ~ ~

    ResponderEliminar
  4. É meu amigo, mas há sempre um plano B... Vamos a ele enquanto é tempo.
    Muitos bjs

    ResponderEliminar
  5. Nada está feito para nos dar alegria, temos que a procurar. saúde da boa.

    ResponderEliminar
  6. Nota-se que as férias lhe fizeram bem, Rogério. Eu estou a precisar de mais uns dias, porque as baterias já se estão a esgotar.

    ResponderEliminar
  7. Já que Pessoa aconselhava a não se ser cínico, nem triste nem idealista, vamos ser realistas!

    Não gostei dessa máquina de viajar no tempo e detestei os coelhos cretinos.
    Santo Deus, Rogério, vejo que a sua cabecinha não teve descanso nestas breves férias.
    Se eu fosse a si, passava a desfrutar mais das coisas belas e a avinagrar menos as "Conversas".
    Boa?
    Não deixe que esse crer da fatalidade prevaleça nem que a sua vida entristeça.

    "A vida é o dia de hoje,
    a vida é ai que mal soa,
    a vida é sombra que foge,
    a vida é nuvem que voa;
    a vida é sonho tão leve
    que se desfaz como a neve
    e como o fumo se esvai..."

    Vai deixar que azedem a sua vida?

    Um beijo! :))

    ResponderEliminar
  8. A tristeza, como qualquer outro sentimento normalmente dado como negativo, também pode ser progressista... o ódio, por exemplo.

    É a dialéctica na natureza de classe dos sentimentos.

    ResponderEliminar