14 agosto, 2018

Serviço Militar Obrigatório? Só o PCP? Vejamos porquê!


Nos últimos tempos, o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, segundo li aqui, tem lançado para debate uma possível reintrodução do serviço militar obrigatório (SMO), mas nenhum partido com assento parlamentar parece estar disposto a apoiar a iniciativa – a não ser o PCP. Vejamos porquê:
Miguel Tiago* - Por vezes não se trata de escolher o que julgamos perfeito. O que está em causa não é "queremos smo ou nada militar nem obrigatório", o que está em causa é se queremos smo ou um regime de "voluntariado" pago. O que está em causa é se queremos que a tarefa de defesa nacional seja de todos ou se queremos que seja apenas uma tarefa dos que, por falta de opções ou por vocação, escolheram a via militar.
Queremos que pobres, ricos, rapazes, raparigas, brancos e pretos tenham a tarefa ou preferimos deixar a guerra para os pobres que procuraram emprego nas ffaa ou para os que sentem vocação militar? Eu quero que as ffaa sejam o povo. Não mercenários com vocação nem pobres sem opção.
O único caminho para a desmilitarização é pôr as armas na mão do povo. Exigir forças armadas profissionais, mercenárias ou similares, é abdicar do direito à defesa e do direito à revolta. Se o 25A tivesse sido tentado num contexto de serviço militar pago e profissionalizado, não apenas não teríamos as ffaa na vanguarda como as teríamos tido a matar o povo que se rebelou.
*retirado do FaceBook

Sem comentários:

Enviar um comentário