07 novembro, 2019

Web Summit, uma notícia que não foi lida em nenhuma sessão...

«O Partido Comunista Português (PCP) quer dez anos de garantia para dispositivos electrónicos, electrodomésticos e veículos até 2025.

O objectivo do PCP é acabar com aquilo que é conhecido como obsolescência planeada, que acontece quando as empresas criam, por meio de hardware ou software, um produto que fica obsoleto ou deixa de funcionar num período de tempo inferior ao que a tecnologia permite, para forçar os consumidores a comprarem novas gerações desse produto.

O partido cita um estudo do Gabinete Europeu do Meio Ambiente, uma rede de organizações não governamentais de ambiente, que diz que o aumento de um ano no prazo de vida de telefones portáteis, aspiradores, máquinas de lavar roupa e computadores portáteis pode representar uma diminuição de quatro milhões de toneladas em emissões de dióxido de carbono. «Actualmente, o tempo de vida útil de um smartphone é de três anos. Os custos ambientais e económicos desta discrepância são gigantescos e incomportáveis», escreve ainda o PCP.

O PCP quer também evitar a obsolescência através de software. «São proibidas linhas de código introduzidas na programação de qualquer aplicação que visem diminuir o tempo de vida útil ou a eficácia de um dispositivo, salvo nos casos em que tal funcionalidade seja referida e seja um objetivo publicitado da aplicação.»
Notícia publicada aqui
e não lida na Web Summit 
Sempre atento, coincidindo com tudo isto, publiquei há pouco tempo, um vídeo...

2 comentários:

  1. Cresci entre gente que já previa que este tipo de obsolescência viria a agigantar-se ao ponto de nos alienar e, finalmente, sufocar. Não poderia estar mais de acordo com este objectivo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Bom dia: Passando, lendo e, sem capacidade para comentar
    .
    Votos de um dia feliz

    ResponderEliminar