13 novembro, 2019

O salário mínimo que vai ser, embora já sendo


Na imagem, militares no activo e na reforma manifestaram-se em Lisboa, num desfile que terminou junto à Assembleia da República e que visava alertar para a «dramática realidade» da «família militar» na sequência dos cortes nos rendimentos.
Não, não foi hoje mas sim em Março de 2014...

Hoje, é notícia outra coisa, que em breve poderá vir a ser comunicado oficial, e diz assim:
"Sabendo-se que em 2019 está em vigor um Salário Mínimo Nacional (SMN) de 600 euros, sendo que na Administração Pública esse Salário Mínimo é de 635,07 (tudo valores que vigoram desde 1 de Janeiro de 2019), fica a questão fundamental de saber se é intenção do Governo não alterar o Salário Mínimo na Administração Pública?

Ou será que dentro de horas/dias serão finalmente anunciados os aumentos (inexistentes há DEZ anos) para a Administração Pública, estipulando-se então a partir de agora um SMN global (Administração Pública e Privados) nos 635 euros?

A AOFA recorda que o maior problema (aliás sobejamente identificado e reconhecido pelo próprio MDN) quer de recrutamento quer de retenção de Efectivos nas Forças Armadas reside na cada vez menor atractividade das Forças Armadas precisamente por via dos reduzidíssimos rendimentos que auferem os Militares, como aliás o Senhor Presidente da República publicamente fez referência há poucos meses no ato de promulgação dos elevados aumentos de rendimentos verificados na área da Justiça.

Aguardemos pois pelas próximas horas para que de forma mais sustentada possa a AOFA tomar posição oficial. As expectativas são, naturalmente, muito elevadas em relação ao que se possa estar a preparar para a Administração Publica e de forma muito particular para os Militares das Forças Armadas, sob pena de 2020, além de ser mais um ano profundamente negativo poder mesmo ser, como já alertámos por diversas vezes o ano do início da ruptura das FAs!"
Texto extraído da mensagem
Presidente da AOFA

2 comentários:

  1. Bom dia:- O salário mínimo nacional deveria ser, pelo menos, 1000 por mês.
    .
    ............. POEMA ..............
    ^^^ Mulher em pétalas de amor ^^^
    .
    Que a felicidade resida em seu coração.

    ResponderEliminar