09 novembro, 2019

Sábado... Foi assim, a semana que hoje finda (18)

____
Num Março há muito passado, deixei de fazer balanços semanais. Regresso, pois temo que continuamos, distraidamente, a caminhar
para o buraco.

Domingo foi dia de sermão. Disse a Greta Thunberg, «se as soluções dentro do sistema são tão impossíveis de encontrar, talvez tenhamos de mudar o próprio sistema.» Disse a Rita, « é mais fácil imaginar o fim do mundo que o fim do capitalismo. Convido todos vocês para irmos na contra-mão, e pensarmos um jeito de destruir esse modelo que está destruindo o planeta.»

Segunda-feira foi o dia da abertura da Web Summit e durante três dias nada se disse da notícia «O Partido Comunista Português (PCP) quer dez anos de garantia para dispositivos electrónicos» (...) pois «Actualmente, o tempo de vida útil de um smartphone é de três anos. Os custos ambientais e económicos desta discrepância são gigantescos e incomportáveis»

Na terça-feira fiquei sem palavras e na quarta lembrei o centenário de Sophia e o bem que ela escrevia
«Os ricos nunca perdem a jogada
Nunca fazem um erro. Espiam
E esperam os erros dos outros»
Li na sexta-feira, lá na barbearia, assim «Portugal, País chave da revolução tecnológica onde anónimos sem-abrigo são heróis na descoberta de recém-nascidos em contentores do lixo - em boa hora salvos e de boa saúde – na realidade virtual das horas da chave, abraçados e beijados e provavelmente nomeados para futuros comendadores, com a promessa de que a revolução tecnológica – e a outra – se venham a cumprir. 

Hoje, sábado, surge a interrogação:«Porquê esta obsessão sobre o muro de há trinta anos? (...) Depois da queda do Muro de Berlim, restavam apenas 11 no mundo. Actualmente, a cifra subiu para 70 »



5 comentários:

  1. É tempo de construir pontes que ultrapassem os muros!

    Abraço

    ResponderEliminar

  2. "Possuímos mãos cada vez mais pequenas" quer dizer apenas que é pouco o que podemos fazer, perante o "Sistema", o "Processo". Talvez Kafka... quem sabe?
    Com os sonhos da Greta ou com a lucidez arrogante da Rita, o planeta seguirá o seu curso de auto-destruição, via escolhida pelos Poderes que Podem e o cidadão comum, sejam quais forem as suas dores, diante do caos, "possui mãos cada vez mais pequenas".

    Bom domingo

    Lídia

    ResponderEliminar
  3. Os muros existem para serem derrubados
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Uma semana sem muros, sem Gretas, sem Ritas‼
    Simplesmente com acontecimentos culturais, finalizando com uma comédia francesa‼
    A vida é bela 💙

    ResponderEliminar