27 julho, 2020

...e depois de lá estar fui ter com os Ladrões (de Bicicletas)


Houve aquele dia histórico e depois de lá estar fui ter com os "Ladrões de Bicicletas" e por lá andei até tropeçar neste post ...

«O dinheiro da UE não compensa o que não se investiu na última década

Como se tem dito nos últimos dias, Portugal vai receber uma pipa de massa da UE, para gastar nos próximos anos. É tanto dinheiro que há quem tema que não haja onde o gastar bem. É uma conclusão apressada, por três razões. Primeiro, porque a dimensão da crise que estamos a viver não tem precedentes e é preciso mesmo muito investimento público para a combater. Segundo, porque o dinheiro que aí vem, sendo muito, não é assim tanto se comparado com os primeiros anos da integração europeia. Terceiro e não menos importante, porque o investimento público em Portugal tem estado pelas ruas da amargura.

O gráfico ao lado permite perceber o terceiro ponto. Segundo aos dados da Comissão Europeia (base AMECO), nos últimos 10 anos o investimento público em percentagem do PIB em Portugal foi sistematicamente inferior à média da UE. Se tivesse sido idêntico àquela média, o Estado português investido mais 16,2 mil milhões de euros do que investiu de facto. Isto é mais do que o montante que o novo Fundo de Recuperação Europeu destina a Portugal (cerca de 15,3 mil milhões de euros).

Ou seja, na última década houve muito investimento público importante para o desenvolvimento do país a prazo que deveria ter sido feito e não foi. Trata-se agora de tentar recuperar algum do tempo perdido. Em querendo, não faltarão oportunidades para usar bem este dinheiro.»

5 comentários:

  1. Não faltarão oportunidades? Caramba, necessidade é o que menos falta! O problema é que mais uma vez nos estaremos a empenhar até ao tutano da alma e o Estado continuará a acudir às maleitas dos privados, nacionalizando as perdas enquanto os lucros continuam a ser privatizados.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Totalmente de acordo com o texto
    .
    Um dia feliz
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito de tudo quanto disse. Penso o mesmo sobre esse grande personagem por ele mesmo e pelas obras que nos deixou. Obrigada. Bom Trabalho com muito sucesso

    ResponderEliminar