«"A Humanidade é mais importante do que o nosso dinheiro", diz o apelo de 83 milionários que exigem pagar mais impostos porque "os problemas causados pela covid-19 não podem ser resolvidos com caridade, por muito generosa que seja"»
Há três ou quatro dias atrás não houve jornal ou televisão que não desse a notícia com elevo e destacado (ou tímido) elogio à nobreza da posição, relacionando-a com a crise provocada pela pandemia. Pura ilusão. Há muito que os donos do Mundo andam dizendo isso. Ainda o vírus não era menino e mesmo antes de Bill Gates o ter dito já outros o vinham dizendo (ver vídeo).
Nem sequer há má consciência nisso. Há sim a inconfessada percepção de que se aproxima a queda do capitalismo. É que, na verdade, eles sabem que "O capitalismo pode auto-destruir-se"
Eles sabem o que aí vem e por isso já querem ir mais à frente e até pedem por favor para os deixarem ser bonzinhos.
ResponderEliminarCom a crise climatérica, financeira e a gerada pela pandemia, as coisas não vão ser feitas da mesma forma. O status quo foi gravemente interrompido/afetado.
ResponderEliminarTal como os agentes patogénicos das grandes pandemias "sabem" que terão de abrandar a sua agressividade sob pena de se extinguirem por falta de hospedeiros, assim o sabem os grandes agentes do capitalismo.
ResponderEliminarA leitura que aqui nos deixas é objectiva e lúcida, claríssima para quem , como eu, sempre viu na luta de classes- nas suas mais variadas e sofisticadas formas - o grande motor da História.
Ambos sabemos, porém, qual será a leitura cor-de-rosa que irá ser feita pela esmagadora maioria...
Abraço!
Bondade escondida em triste fachada... de carácter.
ResponderEliminar.
Bom fim-de-semana
Abraço
Pois então, eles que paguem.
ResponderEliminarO slogan dos 'pobres' não era:
"Os ricos que paguem a crise?!"
Assim, ficamos TODOS, contentinhos e os bilionários menos riquinhos!
O título tudo diz!
ResponderEliminarUma sociedade capitalista não se alimenta de maltrapilhos...
Excelente «post»!
Beijo