19 julho, 2020

Portugal perde 236 milhões de impostos para a Holanda


«Fechemos a loja, não há nada p´ra ninguém!» terá dito Ângela Merkel. Em comunicado oficial ter-se-á exprimido numa linguagem mais institucional considerando que o acordo pode ser inalcançável no momento. Ou seja, o plano da União Europeia para impulsionar as economias abaladas pela pandemia de coronavírus entrou num impasse.
Entre outras coisas não há entendimento sobre a quantidade de "massa" que será necessária para combater a crise.

Enquanto dura a contenda, centro o meu pensamento no quanto a Holanda canta de galo. É que a Holanda lucrou com a pandemia. 
«O país que tentou até à última bloquear uma ajuda europeia à pandemia do coronavírus é o que mais lucra com políticas fiscais. Os Estados-membros da UE mais afetados pelo novo coronavírus estão a perder mais de 9 mil milhões de euros de impostos por ano para a Holanda.(...) Uma investigação feita por uma rede internacional independente indica ainda que Portugal perde em impostos de empresas, que deslocaram a sua sede para aquele país, cerca de 236 milhões de euros/ano.»
Ler tudo, aqui
PS: Um dia, não há muito, preguei uma peta de pronto desmentida. Hoje não me atrevi a brincar...

3 comentários:

  1. Que Portugal tinha um bolso furado que ia dar à Holanda, já se sabia. O que eu não sabia era que a Holanda saía com saldo positivo desta pandemia viro-financeira...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. A Holanda ganha à custa dos portugueses que fogem aos impostos aqui e ainda nos faz críticas.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. A Holanda tem como objectivo máximo o lucro, nada mais ... e ainda se dá ao luxo de se armar em moralista. No entanto, o Lixemburgo também fez algo semelhante.

    Porém, tivemos um exemplar desses : pagava impostos na Holanda e fazia discursos arrogantes sobre Portugal.ESpero que esteja onde merece !!

    Boa semana

    ResponderEliminar