10 julho, 2020

O trabalho de um consultor que ou é ingénuo ou propõe que algo mude para que tudo fique na mesma...


«É crucial prestar atenção às pequenas e médias empresas (PME), porque representam mais de 95% do tecido empresarial português e empregam mais de 75% das pessoas. A saída da economia do estado de coma, a sua recuperação e a criação de condições para o crescimento económico, implica ter empresas mais saudáveis, ajudá-las a resolver problemas de financiamento e considerar a possibilidade de aliviar a sua carga fiscal, que é muito elevada e torna o país menos competitivo”»

Não podia estar mais de acordo com esta consideração do  consultor António Costa Silva no documento "Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica e Social de Portugal 2020-2030" citado pelo Expresso.
Contudo, tendo assistido a uma sua conferência (ver vídeo) o homem demonstra uma ingenuidade atroz (e contradição) ao admitir que são os ricos a quem compete investir para com isso salvar do coma uma economia em que 95% do tecido económico são micro e pequenas empresas, sempre pobres e, agora, ainda mais empobrecidas.
Dito de outro modo, ele crê, que é numa boa, que as empresas do PSI 20 poderão voltar a ter sede em Portugal e aqui sediarem os seus impostos. O homem acredita, que para um maior equilíbrio e justa distribuição da riqueza não se deva dar luta aos ricos pois eles, de mão beijada, injectarão seu espólio onde haja carência dele . E mais, os ricos irão abdicar dos mecanismos do sistema que lhes tem permitido apropriarem-se da riqueza produzida e, assim, passarem a ser cada vez mais ricos...
Haja Deus!

3 comentários:

  1. Bom dia:- Será que é mesmo inocente? ou faz-se?
    .
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. E ainda há quem diga que eu é que sou ingénua quando sonho com as grandes multinacionais farmacêuticas - e outras... - ocupadas pelos trabalhadores/técnicos de boa vontade e transformadas em grandes cooperativas...

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Estou a tentar ler o relatório e não consigo encontrar nada que me fale dos problemas que temos e dos recursos que temos para seguir em frente. Acho, até onde cheguei, que há muito "pipe dream" para a minha carroça.

    ResponderEliminar