20 novembro, 2022

A VERDADEIRA AMIZADE NINGUÉM SABE COMO NASCE....

 


Quando vi, foto tão plena de ternura, disse de mim para mim: "É agora". E foi. Mandei pelo Messenger uma mensagem à Odete (que frequentemente me comenta) a pedir o contacto do Nuno. Liguei-lhe a marcar encontro e ele sugeriu um almoço. Um almoço. Um almoço na Associação 25 de Abril.

À hora aprazada lá se deu o encontro, com um prolongado e apertado abraço Ao nos separar-mos olha-mo-nos e, certamente, cada um terá pensado, "passados tantos anos, temos a mesma jovial expressão" e sentámo-nos um frente ao outro. E a conversa começou por aí "há quantas dezenas de anos que não nos vemos?" e continuámos a conversa tentando situar a ocasião e concluímos ser à cerca de sessenta. Sim, 60, teríamos ambos 17 ou 18 anos...

O jantar foi servido e fomos em busca da memória. Ele, militar de Abril, reportou a evolução da família, e eu a evolução da minha e falámos um pouco de tudo o que fizemos na vida até chegar a altura de lhe falar das prendas, dois livros de que sou autor.

Uma, dedicada ao capitão de Abril, sobre as minhas memórias de angústias, afetos e medos, da minha passagem pela guerra colonial e que teve a sua apresentação numa sala apinhada;

A outra, dedicada aos avós, Odete e Nuno, numa sessão em Braga, que conta com a minha virtual presença.  

Tal oferta celebra esta amizade perene

14 comentários:

  1. Fui sensível ao que relatas hoje na tua publicação. Um acontecimento memorável nas vossas vidas. Importante no vosso encontro é que continuam sintonizados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Um acontecimento memorável nas vossas vidas"
      Sim, e em perfeita sintonia!

      Eliminar
  2. Há casos do tipo:
    Mal nos conhecemos inaugurámos a palavra amigo!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todas as minhas amizades se iniciam numa empatia que, de seguida, encontra um cimento agregador de reconhecimento reciproco... se o cimento é frágil a amizade esvai-se... fica pelo caminho

      Abraço

      Eliminar
  3. E como não haveria de sentir-me tocada por esse reencontro ao fim da tantas décadas e pela extrema ternura das fotografias que hoje aqui publicas? :)

    Forte abraço, Rogério!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó querida amiga a nossa amizade tem a mesma marca...
      reforçada por um contacto quase diário...

      Abraço Amigo

      Eliminar
  4. Um encontro tao rico que nao esqueceras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim será... não tardará a marcarmos novo encontro, mas que terá uma exigência prévia: a presença da Odete!

      Eliminar
  5. A verdadeira amizade é assim. Podem passar anos e anos sem nos vermos, mas elas continuam num cantinho do nosso coração.
    As fotos são muito ternas.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ternura de tais imagens, são mais um ingrediente desta amizade que já considerei perene...
      Abraço

      Eliminar
  6. Que bom, não é? Só a verdadeira Amizade sobrevive a tudo.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Meu caro Rogério
    As verdadeiras amizades duram uma eternidade.
    Ao ler o texto veio à memória algumas das amizades que tive sem nada em troca e que infelizmente já partiram, ficaram contudo gravadas na minha memória.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Xavier... somos a memória que temos (e tem tanta, tanta gente dentro)

      Abraço

      Eliminar