22 agosto, 2023

HOJE... SENTI-ME LÍDIA (BORGES)



O TEMPO 

O Tempo é mestre.

Com ele aprendi a não me violentar
com ordens e desordens pré-estabelecidas.

Aprendi a aceitar, das palavras
 e dos silêncios, tempos e espaços.

Com o Tempo
descobri que é possível habitar
lugares vazios, sombrios, sem que o nada e a sombra
criem raízes na rota da respiração,
se quedem no corpo e na alma
sem que corpo e alma desaprendam, do sol,
o sentido, o paradeiro e o esplendor.

Com o Tempo aprendi a dar tempo
à tristeza, à mágoa, ao espanto, à alegria.

Aprendi a menosprezar os altifalantes
as vozes atrás das vozes,
o dizer abstrato, vanguardismos
de todos os tempos
úteis.
Néon, vaidade, reverência. Álcool.

Aprendi a cultivar astros e regatos,
árvores, pássaros e pedras
a viver destas palavras pobres e nuas,
como eu
infinitamente frágeis e mortais.

Lídia Borges (in SEARAS DE VERSOS)

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Reforço o título do meu post... é que leste-me a Alma inteira... (sabia que a minha pancreatite tem muito a ver com o álcool ?)

      Eliminar