12 agosto, 2023

O MEU SONHO (réplica ao poema sobre o medo)


RÉPLICA AO POEMA SOBRE O MEDO 

Rir? Sorrir?
Sorrir de um sonho?
Desse sonho lindo
que resultará
da nossa empenhada luta?
Em criança, nesse tempo
o sonho já fazia parte do meu crescimento
Pelo sonho de menino, ía crescendo
Hoje, ao certo, não sei definir o meu sonho
Só sei que ele, o sonho
ao contrário do medo
tem tudo lá dentro,
tudo de tocar, de se ver, de se cheirar 
de repartir, de doar,
de amar 
E sinto,
que é pelo sonho que caminho
E que cada vez que sonho
"o Mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança"*

Sonhemos todos!
Rogério Pereira 

* Roubado a um poema que deu a canção
que muitos de nós trazem no coração 


15 comentários:

  1. Respostas
    1. ... e da morte nos vamos libertando!

      Eliminar
  2. Que lindo! Como não sonhar?

    (...) "E que cada vez que sonho
    o Mundo pula e avança
    como bola colorida
    entre as mãos de uma criança"

    O dia que pararmos de sonhar, será como uma bomba
    que apagará tudo, pois sonhar no mundo selvagem em que vivemos, é, sem dúvida, uma maneira de não enlouquecermos, de mesmo assim ter esperança de que esse planeta tome jeito.
    Te aplaudo, Rogério!
    Beijo, Feliz Dia dos Pais! 🙏 🎈

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sonho comanda a vida
      sem comando passamos ao estatuto de zumbi

      Obrigado pelo teu aplauso
      Abraço mais que agradecido

      Eliminar
  3. Como o poeta _ 'conte-me os seus sonhos para que sonhemos juntos '
    E , 'cada vez que sonho /o Mundo pula e avança' .. lindo isso, Rogério
    Sim,amigo, o,poema me bateu forte_também sou sonhadora .
    Bonito domingo_ aqui comemoramos o Dia dos Pais. Feliz dia tambem!
    meu abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mudar o Mundo, não custa muito
      desde que sonhemos

      (por cá o Dia é em Março)

      Apertado abraço

      Eliminar
  4. Respostas
    1. ... e vamos juntos!

      Abraço unido

      Eliminar
  5. Gostei imenso, querido amigo, mas... existe uma ética entre os escritores de prosa ou poesia que eu conheço bem - e que todos nós, escritores, deveríamos conhecer - que obriga a que toda a frase ou verso que pertença a outro autor seja transcrita entre aspas, sendo abaixo, numa alínea qualquer, mencionado o autor que trouxemos até ao nosso texto, poético ou não. A propriedade privada é uma treta, mas a propriedade intelectual não o é nem o deve ser. Se o fosse, como saberias que determinado texto é da autoria de Karl Marx e não do meu vizinho do lado?

    Tentei telefonar-te, mas não me pudeste atender... Por favor, coloca entre aspas os três últimos versos do teu belo poema.

    Um largo abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oportuno puxão de orelhas... farei mais que isso!

      Abraço largo

      Eliminar
  6. Em surdina Sebastião da Gama, move-te a sonhar! Que bom, meu amigo. Fico feliz por isso.
    O medo existe, mas de pouco nos serve, a não ser fornecer informação de perigo ao mamífero que somos.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O medo é um instrumento útil a quem o explorando nos explora... lembro Francisco no seu apelo "Não tenham medo!"

      Abraço

      Eliminar
  7. Meu caro Rogério
    Sim, o medo inibe, isola, paralisa.
    Pelo seu contrário o sonho, questiona, alerta, alimenta, impele.
    Com os sonhos que nos alimentam, vencemos os medos e contruimos novos caminhos.
    Forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo!
      Sonhemos!

      Abraço agradecido

      Eliminar
  8. I dont speak English

    ResponderEliminar