13 abril, 2024

A VERDADEIRA OCIOSIDADE


Diz-se que a ociosidade se liga a quem nada faz, se liga à preguiça, se liga a quem não trabalha ou, se trabalha, não faz nada de útil. De facto liga-se a tudo isso, mas a verdadeira ociosidade, não contradizendo o atrás dito, é mais que isso. A verdadeira ociosidade não é um momento, é uma opção, uma entrega. Mas é uma entrega provocada. Provocada por uma sociedade que afasta as pessoas da cultura e as empurra para a distração, que afasta as pessoas da solidariedade e as empurra para a caridade, que afasta as pessoas da participação cívica e as empurra para o individualismo.

Em larga medida, somos uma sociedade de ociosos...

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Cada um faz o que pode, dentro da margem daquilo que o deixam fazer...

      Abraço

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Se não tivesse sido
      não seria "Pensamento a traço fino"

      Eliminar
  3. Pensava que a ociosidade fosse a mãe de todos os vícios....
    Parece que agora, sob o teu ponto de vista, adquiriu outro estatuto.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mãe, a verdadeira, é a preguiça e o estatuto é o mesmo pois, sendo mãe é ela que vai parir o que venho aqui dizer... Boa?

      Beijinho

      Eliminar
  4. E que tal se fosses ao Spam resgatar o meu comentário, anterior a este, Rogério?
    Isso seria uma prova da tua solidariedade ociosa...
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui e já lá canta,
      E quanto a essa prova, chumbei
      Estão lá, no Spam, 2,7 mil
      a aguardar um gesto meu...
      Mas não tenho um dedo que adivinha
      Percebeu?

      Bjinho

      Eliminar
  5. Teresa Palmira Hoffbauer14 de abril de 2024 às 18:26

    Mateus 12:36-37 Não devemos ser ociosos 🌷

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Mateus
      é cá dos meus!

      Eliminar
    2. Teresa Palmira Hoffbauer14 de abril de 2024 às 19:44

      Eu prefiro o MATEUS ROSÉ 🍷

      Eliminar
    3. A minha Pancreatite afasta-me essa preferência...

      Eliminar