16 abril, 2024

LIBERDADE TEM NOME DE MULHER!


 E AGORA... ABRIL

Muitas vezes julguei não poder perdoar
os ultrajes sem fim causados às gentes que somos,
um país como casa abandonada e só,
um modo vil de pisar, doutrinar, perseguir, injustiçar.
Inteligência sem verso nem reverso
e poderes sem limites a governar.

E diz o inteligente que acabaram as canções.

Mas estas vieram e ficaram
e nos campos, nas praças e avenidas
floresceu, primeiro a esperança
e depois os cravos e, nos rostos, os sorrisos.

Nas asas de uma gaivota mil sonhos a voar.
Já não há canções p’ra calar.

Voltaram diferentes, embora iguais?!
Mas não no medo, na treva e no silêncio,
hoje, as gentes desiguais.

E, então - Abril Sempre.
Voltaram iguais, embora
evidentes de mais!

Lídia Borges, in Searas de Versos

15 comentários:

  1. Tem nome de Mulher e não é por acaso.
    Foram elas, as Mulheres, os seres humanos mais penalizados.
    Foram e são! Nas nações onde a Mulher é considerada ser inferior.
    Nem o cabelo poder mostrar? Ó senhores, deixai de fazer guerra e fazei felizes as vossas mulheres.
    E nós por cá? Que cantamos a Liberdade levantando ao alto os rubros cravos e pouco ou nada fazemos para impedir que dezenas de Mulheres sejam vítimas dos carrascos com quem dividem o tecto e a vida?
    Isso é Liberdade?

    Muito bonito o poema da Lídia Borges.
    Infelizmente, após 50 anos de Liberdade ainda muitas mulheres vivem no medo, na treva e no silêncio.

    Beijinhos para ambos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembras-te daquele poema meu "O melhor de mim somos nós"?
      Em minha casa sempre houve igualdade.

      A Lídia vive a centenas de kms de mim
      mas lhe farei chegar o beijo

      Beijo igual ao que me deste

      Eliminar
    2. Rogério, uma das razões porque gosto tanto de ti, é porque sei que na tua casa houve sempre igualdade.
      “O melhor de mim somos nós” poema que sempre me comove, quando o leio, poema que ficou para sempre gravado no meu coração.
      Abraço forte e solidário da amiga de sempre.

      Eliminar
    3. Teresa, minha amiga
      és tão querida...

      Eliminar
  2. Que belo poema da Lídia Borges!

    Mas atenção, mulheres e homens deste país, é preciso continuar a defender Abril, não nos basta celebrá-lo.

    Um abraço para ti, Rogério, e outro para a Lídia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso
      e
      como sabes
      eu não paro

      Abraço de punho erguido

      Eliminar
  3. E aí está Abril como tema infindável que inspira os poetas e... já lá vão cinquenta anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... e há tanta mulher resignada

      Eliminar
    2. … e há tanta mulher lutadora.
      Pela sua causa‼️

      Eliminar
  4. Obrigada, Rogério! Resolvi ter, até 25, no Searas o perfume dos cravos, das canções e das palavras de dizer Liberdade.

    Beijinho

    Lídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... e eu vou acompanhando!
      Podia eu lá deixar de o fazer?

      Bjinho

      Eliminar
  5. São as que partem de mais longe para chegar à Liberdade.
    Belo poema!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca passo ao lado daquilo que me toca!

      Abraço

      Eliminar
  6. Uma excelente escolha, meu amigo. Com um pouquinho de Fernando Tordo em eco...
    Um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, enquanto lia saltou-me a canção, o grasnar doce da gaivota e o odor de tão bela flor...

      Beijo

      Eliminar