"O Diário de Notícias dispensa apresentações. Com mais de 140 anos de história, continua nos dias de hoje um importante título na imprensa nacional. Tem mantido ao longo dos tempos a capacidade de se reinventar e adaptar a novas realidades e exigências dos leitores, sem nunca perder o carisma e o seu lugar como o jornal de referência dos grandes temas económicos e políticos da vida nacional e internacional. Os seus conteúdos são ricos e diversificados, fazendo do DN um jornal completo, abrangente e de confiança."
Texto do site da Controlinveste, proprietária do Diário de Notícias
Tabela de publicidade do DN (ver aqui)
Peguei no DN de hoje e logo percebi porque razão a sua proprietária, no texto acima, não refere o qualificativo "isenção" nos conteúdos do jornal limitando-se a referir que estes "são ricos e diversificados". Honestidade e coerência tem tal escrito. De facto as notícias e textos que publica sobre as eleições presidenciais, de isenção nada possuem. Contudo percebe-se que por motivos financeiros não possa dar tratamento equitativo a todos. Vejamos só o que o DN perdeu por deixar de vender publicidade no espaço que dedicou a cada um dos candidatos: - Cavaco Silva, 1/4 da sua página 3, mais 1/4 da página 11 Tudo somado dá meia página, em lugar ímpar ao alto e soma 5 100 euros. As fotos são risonhas (apesar das tristes fronhas). - Manuel Alegre e Fernando Nobre, ocupam ambos um 1/8 da página 10 ao baixo. Somados roubam ao DN 960 euros de boa publicidade (480 € cada). Destes, não há fotos para ninguém pois é pressuposto que os leitores os conhecem bem. - Francisco Lopes está fora da tabela mostrada, mas não significa que não tenha dado um pequeno prejuízo (certamente na proporção do valor que o DN atribui à sua candidatura). Pelo espaço por ele ocupado, cerca de 1/32 de página terá implicado uma verba de 120 euros (ele não merece mais). Deste também não há imagem pois se alguém mais o conhecer tudo pode acontecer... Poderá entender-se e mesmo dizer-se que Cavaco Silva está a ser financiado. Mas o Sr. Presidente iria ficar irritado e a Controlinveste também. Acho eu!
Para os restantes candidatos não houve espaço algum...
NOTA: Se as contas estiverem mal feitas, aceitam-se reclamações. Contudo, seria interessante que fosse o DN a aceitá-las
09 dezembro, 2010
O DN financia o candidato Cavaco Silva?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Venho do blog do José pela milésima vez e sempre me riu com o seu o "qué ca vera de seri". Vim até cá e peço desculpa por não comentar o seu artigo...a esta hora ser-me-ia completamente impossível.
ResponderEliminarBem, não perdeu tudo já que ficou com a conta certa de seguidores-120
Saudações.
Janita
Vendo as coisas nessa perspectiva... o Cavaco está a sair-lhes caro ;)
ResponderEliminarBjos
Janita,
ResponderEliminarVolte depois
Seja bonita...
Isa,
Com o Cavaco tão poupado
o dinheiro tinha de vir
de algum lado...
Assim vai a democracia jornalística ;-)
ResponderEliminarPor mim até podem escrever o que quiserem, pois não espero lê-los!
Meu amigo, gostaria que participasse com a sua fértil criatividade, no desafio que estou a fazer no meu blogue, sei que posso contar consigo para ver se animamos este Natal :-)
beijinhos
Fê
ResponderEliminarNão sei se vou poder... A partir de amanhã tenho a casa cheia. Não esta nem a outra, da blogosfera, mas a verdadeira...
Como o mercado anda não sei se tinham publicidade para tanto espaço...
ResponderEliminarAssim até eu fazia uma campanha baratinha, conforme aos tempos de crise.
ResponderEliminarNão me conformo com a reeleição dele. Não conformo.
A coisa está escavacada
ResponderEliminarmas Cavaco ... só de vê-lo
murcham-me os cravos
FMF,
ResponderEliminarcom uma orientação editorial como esta tem procura que até resta...
MdSol,
Um Sol não chora...
Puma,
Meus cravos não murcham não
Tenho-os vivos
Sempre à mão
... não vá a hora chegar...
Querido amigo Rogério,
ResponderEliminarGrande estudo sobre as Presidenciais, ou será que foi sobre publicidade, ou será que foi só sobre o DN?
;-))
O DN continua a ser a referência do nacional-seguidismo.
ResponderEliminarQue outra coisa seria de esperar.
Quando comecei a ler, não reparando nas aspas, pensei que o Rogério, o seu Contrário e a sua Alma tinham enlouquecido em conjunto.
ResponderEliminarUfff!!! Que susto!
bjs...