09 dezembro, 2010

O DN financia o candidato Cavaco Silva?


"O Diário de Notícias dispensa apresentações. Com mais de 140 anos de história, continua nos dias de hoje um importante título na imprensa nacional. Tem mantido ao longo dos tempos a capacidade de se reinventar e adaptar a novas realidades e exigências dos leitores, sem nunca perder o carisma e o seu lugar como o jornal de referência dos grandes temas económicos e políticos da vida nacional e internacional. Os seus conteúdos são ricos e diversificados, fazendo do DN um jornal completo, abrangente e de confiança."


Texto do site da Controlinveste, proprietária do Diário de Notícias


Tabela de publicidade do DN (ver aqui)


Peguei no DN de hoje e logo percebi porque razão a sua proprietária, no texto acima, não refere o qualificativo "isenção" nos conteúdos do jornal limitando-se a referir que estes "são ricos e diversificados". Honestidade e coerência tem tal escrito. De facto as notícias e textos que publica sobre as eleições presidenciais, de isenção nada possuem. Contudo percebe-se que por motivos financeiros não possa dar tratamento equitativo a todos. Vejamos só o que o DN perdeu por deixar de vender publicidade no espaço que dedicou a cada um dos candidatos: - Cavaco Silva, 1/4 da sua página 3, mais 1/4 da página 11 Tudo somado dá meia página, em lugar ímpar ao alto e soma 5 100 euros. As fotos são risonhas (apesar das tristes fronhas). - Manuel Alegre e Fernando Nobre, ocupam ambos um 1/8 da página 10 ao baixo. Somados roubam ao DN 960 euros de boa publicidade (480 € cada). Destes, não há fotos para ninguém pois é pressuposto que os leitores os conhecem bem. - Francisco Lopes está fora da tabela mostrada, mas não significa que não tenha dado um pequeno prejuízo (certamente na proporção do valor que o DN atribui à sua candidatura). Pelo espaço por ele ocupado, cerca de 1/32 de página terá implicado uma verba de 120 euros (ele não merece mais). Deste também não há imagem pois se alguém mais o conhecer tudo pode acontecer... Poderá entender-se e mesmo dizer-se que Cavaco Silva está a ser financiado. Mas o Sr. Presidente iria ficar irritado e a Controlinveste também. Acho eu!


Para os restantes candidatos não houve espaço algum...


NOTA: Se as contas estiverem mal feitas, aceitam-se reclamações. Contudo, seria interessante que fosse o DN a aceitá-las