01 julho, 2012

Homilias dominicais (citando Saramago) - 90


Por vezes os gestos nos traem e mostram,
não o que queremos esconder, mas o que não é urgente mostrar...


Dizia Saramago não ser um ateu total e todos os dias procurar um sinal de Deus, sem  infelizmente o encontrar. Não fosse a palavra "infelizmente" e diria estar-se perante mais uma sua ironia. Mas está lá a sua lamentação. Contudo não chega para provar que Saramago nos enganava. Acho que sua crença era no Homem e a sua lamentação, essa, era dispersa por tudo o que é adverso ao Homem. Até o próprio homem. 
Tive grandes hesitações na escolha da homilia de hoje. Não por falta de tema, mas pelo seu excesso (Saramago é um interminável rol de actualidade). A escolha acaba por recair no desconforto da nossa vivência neste mundo, no desconforto dos comportamentos de nós humanos e porque decidi escrever uma "história impossível" e submete-la a concurso. É uma história saramaguiana,  Levanto uma ponta do véu, antecipando que é uma história sobre esses desconfortos e sobre a ocorrência de uma profunda "Metamorfose" no universo. É uma metáfora. Aí escrevo que nenhum Deus aceitaria confessar que se enganara em sua obra, emendando o que estava mal e refazer tudo de novo. Até porque permitiu que em todos estes séculos falassem de si como se fosse infinitamente bom deixaram-lhe pouca humildade para confessar o erro e, assim, o reparar.

HOMILIA DE HOJE 
"Há uma pergunta que me parece dever ser formulada e para a qual não creio que haja resposta: que motivo teria Deus para fazer o universo? Só para que num planeta pequeníssimo de uma galáxia pudesse ter nascido um animal determinado que iria ter um processo evolutivo que chegou a isto?"
José Saramago em entrevista a "O Público"

21 comentários:

  1. Caro Rogério
    Uma das pessoas a que desde muito jovem dou bastante atenção ao que vai dizendo das várias formas possíveis e que é bastante ouvido, embora controverso como são os livres pensadores, terá respondido a uma questão que lhe foi posta, mais ou menos isto: "a ciência ainda não consegue explicar tudo".
    Não tenho dúvidas do porquê da "existência" de Deus. Confesso Rogério que já vivi situações (e esta fase é uma delas) em que gostava de ter um "Deus" em quem acreditar e a ele orar para que me ajudasse. Sei que não resolvia nada, mas acho que os crentes têm a vida mais facilitada (embora ilusóriamente).
    Abraço caro Saramaguiano.
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  2. Darwin devia saber que Saramago iria dizer isto.

    ResponderEliminar
  3. Então vamos esperar pelo concurso e por essa "história horrível"!

    Quanto à homilia de hoje - duas interrogações na linha do "quem és, que fazes aqui?". Consegue-se-lhes responder? Julgo que não.

    Beijo

    Laura

    ResponderEliminar
  4. todas as histórias são impossíveis,
    até serem contadas

    vá em frente!

    um abraço

    ResponderEliminar
  5. «Nothing is impossible as long as you belive»...

    Mas que questão tão filosófica para um domingo... E o que faríamos se tivéssemos as respostas para todos os mistérios?... Que sensaboria de vida...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Tudo deixa de ter sentido mesmo quando contada em detalhes. Gostei muito do seu blog e o convido a conhecer o Alma- meu blog abraços!

    ResponderEliminar
  7. Tenho que sorrir...

    Como é possível responsabilizar ou questionar um Deus ou até mesmo Deuses pelo livre-arbítrio que o homem possui e que na verdade é esse livre-arbítrio o responsável por o que somos hoje e como vivemos hoje?
    É por isso que temos um Deus e um Diabo. O Deus para pedir (nem sequer é para agradecer), e um Diabo para culpar quando as coisas correm mal...

    Bem eu devo estar maluca, pois até escrevi Diabo com letra GRANDE.
    Tenho que alegar em minha defesa (caso contrário que ler irá achar com pertenço a algum grupo satânico) que a polaridade das coisas tem para mim um sentido único. É como o quente e o frio, são ambos a mesma coisa (temperatura) mas em graus diferentes, ou seja são os opostos de uma única coisa.

    Estou a falar de mais, certo? Talvez esteja mesmo...

    ResponderEliminar
  8. A ideia de Deus ou um Deus ou vários Deuses sempre me foi confusa. Como algo assim, com tantas divergências e contrariedades pode ser pleno?
    Gosto do texto. Reflito.
    Um grande bj querido amigo

    ResponderEliminar
  9. Da mesma forma que os criacionistas não conseguem a sua teoria a provassem, eu gostaria que os ateus pudessem provar também a teoria da evolução... coisa que também não conseguiram, nem através da ciência... e é que se olharmos para o ser, que está nesse pequeno planeta, ele não evolui no essencial, mas apena no superficial.

    Se o Universo é mental, segundo as leis herméticas e os ateus negam Deus, que me expliquem então, como negam algo que não consciencializaram...

    Se escrevem Deus com letra grande o mesmo devem fazer com o Diabo... ou não será este último uma criação do primeiro?

    O Mundo é dual
    Deus/Diabo
    Bem/Mal
    Luz /Sombra... tudo na nossa mente, não é mesmo? e porque será que temos consciência e podemos consciencializar o Universo, pelo menos até onde se conhece hoje?

    Se Deus existe nunca terão o benefício de o saber... resta-me essa consolação, para não possa aumentar ainda mais o Ego e presunção humana!... Tanto de o negar como de dizer que existe.

    ResponderEliminar
  10. Desculpem as gaffes... tentei eliminar o 1º comentário, mas penso que não consegui.

    Da mesma forma que os criacionistas não conseguem conprovar a sua teoria e eu bem gostaria que o fizessem, gostaria também que os ateus pudessem provar a teoria da evolução... coisa que também não conseguiram até hoje, nem através da ciência... e é que se olharmos para o ser, esse que está nesse pequeno planeta, ele não evolui no essencial, mas apenas no superficial.

    Se o Universo é mental, segundo as leis herméticas e os ateus negam Deus, que me expliquem então, como negam algo que não consciencializaram...

    Se escrevem Deus com letra grande o mesmo devem fazer com o Diabo... ou não será este último uma criação do primeiro?

    O Mundo é dual
    Deus/Diabo
    Bem/Mal
    Luz /Sombra
    ... tudo na nossa mente, não é mesmo? e porque será que temos consciência e podemos consciencializar o Universo, pelo menos até onde se conhece hoje?

    Se Deus existe nunca terão o benefício de o saber... resta-me essa consolação, para não aumentar ainda mais o Ego e presunção humana... tanto de o negar como de dizer que existe.

    ResponderEliminar
  11. Fada e Red
    Red e Fada
    Do que me leram
    Não perceberam nada

    Tenho as mãos postas
    à espera de desse Deus
    que tem o defeito de estar
    só ligeiramente atrasado
    para corrigir
    o que está errado

    Quanto aos evolucionistas
    O Vaticano os considera uns grandes artistas...

    Fada o mundo não é dual. Diz em coro:
    Eu
    Minha Alma
    Meu Contrário

    e
    a dialéctica
    não é uma "biciclética"*

    (*só para rimar)

    ResponderEliminar
  12. ehhehehe! E o que é que está errado? O caos? e que seria da tal evolução sem caos? Seria apenas entropia?

    Acha o Rogério que esse Deus existiria para nos vir acudir em caso de aflição?

    Há quem diga que sim... há quem diga que não...

    Mas somos assim tão especiais nesse infindável Universo?

    ResponderEliminar
  13. Agora eu faço destas palavras: "Dizia Saramago não ser um ateu total e todos os dias procurar um sinal de Deus, sem infelizmente o encontrar." isto:
    "Dizia eu não ser um ateu total e todos os dias procurar um sinal de Deus, e felizmente o encontro todos os dias em cada pormenor da Natureza".
    Há dias salvei cinco bébés andorinhas de morte certa e hoje, passei horas a vê-las em lições de vôo... podiam estar agora na barriga do gato, visto que o ninho caiu com o peso... para elas será que Deus existe?

    ResponderEliminar
  14. Estas suas homilias tocam-me muito. Esta então...partilho plenamente desta inquietação. Costumo chamar-lhe de «teologia negativa».

    Boa semana amigo,
    bjs

    ResponderEliminar
  15. Será que não percebemos mesmo?
    Rectifico:
    Será que não percebi mesmo?
    Acrescento:
    Eu comentei a Homilia e os comentários à Homilia...
    Reforço:
    Abram a mente!

    E despeço-me a sorrir,
    Boa noite

    ResponderEliminar
  16. O encontrei numa Homilia contraditória e estranha, mas não deixa de ser uma homilia.Bom texto, muito bom!

    Apenas pergunto a Saramago em Caim,
    num poema meu :

    O mal matou o bem
    Deus é culpado...
    Eu não digo,
    Mas diz a história!

    E ao perdermos
    Deus,
    Onde está a Glória?

    Mas Saramago não me leu e não me respondeu...

    Maria luísa

    ResponderEliminar
  17. Uma história (im)possível!

    ...

    Deus, uma criação do Homem, para combater a sua pequenez, a sua impotência frente às grandes adversidades da Natureza, às grandes adversidades tecidas por suas próprias mãos. Deus falta-(nos).

    Um beijo

    ResponderEliminar
  18. Saramago esteve zangado com Deus uma vida inteira. Teve uma vida fabulosa. Era um humanista, acima de tudo. Preocupava-se com o homem, com a vida....quis ser feliz enquanto vivo, gozar a glória enquanto terreno, não ter glória depois de morto. Cada um tem as suas convicções e só podemos respeitar.
    Aceito quem aceita. Aceito quem tem opinião diferente. Fé nem sequer discuto. Aconselho Descartes a todos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  19. Hoje tenho que comentar por partes.
    Primeiro, quero ler esse teu conto, horrível ou impossível, muito!

    Segundo, também sou agnóstica. Creio que Saramago também o era, pois tal como ele, procuro-o mas "infelizmente" não o encontro ... o Deus dos Cristãos e o dos outros que também acreditam, têm uma fé.

    Finalmente e depois de ter lido com muito interesse todos os comentários, digo o que sempre digo - O facto de ser agnóstico ou ateu, ou ainda cristão, muda em alguma coisa quem somos nós? cada ser???
    Serei eu menos boa pessoa por ser agnóstica???

    Beijo

    ResponderEliminar
  20. Sempre pensei que Saramago era um ateu assumido, pelos vistos estava enganado. No entanto tenho uma dúvida, o prémio Nobel afirma não ser um ateu total, então sendo assim deveria encontrar neste infinito universo algum sinal de Deus, por muito pequeno que fosse.
    Manuel Aldeias

    ResponderEliminar