08 julho, 2012

Homilias dominicais (citando Saramago) - 91

Estive tentado a falar do valor real dos licenciados e do canudo, não para redobrar enxovalhos aos enxovalhados, mas para reflectir na pacóvia crença de que quem não tem titulo académico não merece ser escutado com o devido cuidado, ou por se julgar não ter coisas a dizer. Desisti, por apelo a que se fale de coisas urgentes, mais prementes. Por diversidade de assuntos, escolhi o valor da coerência politica. As duas dimensões dela: a nossa e a de outros. Compreendendo isto, que é básico, estamos em condições de fazer opções. Opções de esquerda, pois a esta ainda resta um caminho para, morta que está, ressuscitar. É que, contrariamente ao que acontece com os corpos, as ideias têm essa capacidade de voltar a ter vida... 

HOMILIA DE HOJE

"A direita nunca deixou de ser direita, mas a esquerda deixou de ser esquerda. A explicação pode parecer simplista, mas é a única que contempla todos os aspectos da questão. Para serem participantes mais ou menos tolerados nos jogos do poder, os partidos de esquerda correram todos para o centro, onde, infalivelmente, se encontraram com uma direita política e económica já instalada que não tinha necessidade de se camuflar de centro. Entrou-se, então, na farsa carnavalesca de denominações caricaturais com as de centro-esquerda ou centro-direita. Assim está Portugal, a Itália, a Europa."
José Saramago, in 'La Republica (2007)'

10 comentários:

  1. Esperemos que a esquerda tome o seu rumo e ganhe vida.
    Só nos resta essa esperança.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. "...Opções de esquerda, pois a esta ainda resta um caminho para, morta que está, ressuscitar..."
    Não creio que a Esquerda esteja morta. A uma deu-lhe o salalé, a outra a tsé-tsé e ainda a uma outra o plasmodium dos anofélis.
    Mas tudo isto há-de passar porque a cura para as tripanomíases está a chegar.
    Há sangue fervente a correr de veia em veia...
    Abraço, meu Amigo

    ResponderEliminar
  3. também digo que a esquerda não está morta - e Marx nunca teve tanta razão!...

    excelente

    abraço

    ResponderEliminar
  4. O que faz falta é que a esquerda se situe definitavamente no lugar que lhe compete e não se deixe camuflar de centro-esquerda ou quaisquer outras denominações de conveniência.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  5. Não está morta, não! Como tudo na vida, há ups and downs. E estes fulanos não hão de estar up para sempre! Não podemos permitir isso!

    ResponderEliminar
  6. A lucidez de Saramago é a prova de que um canudo pode ser dispensável e pouco prova (como os tempos próximos bem ilustram)!
    Que a esquerda perceba...

    Beijo e boa semana.

    ResponderEliminar
  7. Caro Rogério
    Pode ser-se de esquerda por várias razões(gostei da definição de Saramago). Mas há outras. Nasci num meio onde se respirava à esquerda. Muita gente de esquerda nunca leu Marx. Eram-no por consciência de classe. Nunca me pareceu que a esquerda estivesse morta (apenas um pouco adormecida) esperemos que acorde de vez com os empurrões que vai levando.
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  8. uma opinião de um homem sem canudo com nota alta...

    ResponderEliminar
  9. Há coisas que não se explicam. Por exemplo: porque se situa o coração, à esquerda, no peito? :)

    Um beijo

    ResponderEliminar