24 agosto, 2016

A guerra na Siria e a manipulação (desde as "montagens" à "representação")

Manipulações:
«A BBC enfrenta críticas após “acidentalmente” usar uma foto tirada no Iraque em 2003 para ilustrar o “insensível massacre de crianças” na Síria
O autor desta fotografia, Marco di Lauro, disse que quase “caiu da cadeira” quando viu a imagem. Relatou que ele estava “espantado” com o fracasso da empresa para checar suas fontes.
A foto, que realmente foi tirada em 27 de março de 2003, mostra uma criança iraquiana saltando sobre dezenas de sacos brancos com esqueletos encontrados no sul do deserto de Bagdá.
No entanto, foi publicada esta segunda-feira no site de noticias da BBC com o titulo “Massacre Sírio em Houla é condenado enquanto a indignação cresce.” A legenda afirma que a fotografia foi fornecida por um ativista e não pode ser verificada de forma independente, mas diz que “acredita que mostra os corpos de crianças em Houla à espera de serem enterradas”.
Um porta-voz da BBC disse que a foto foi retirada» - ver noticia aqui
«Pelo que se vê, para alguns é certamente fácil: se tira uma foto distribuída por uma agência de notícias que reflete uma cena cotidiana em alguma cidade Síria (se puder com um bebê nos braços, melhor), pegue o Photoshop ou algum programa similar de retoque fotográfico, desapareça com o fundo original e sustitua pelo cenário de um bombardeio. E “voilà”, aqui temos uma cena dramática que dará a volta ao mundo.» Ver noticia aqui
 

Encenações:
«Omram Daqneesh um de dois jovens, de 5 anos, foi fotografado e dele feito um vídeo numa ambulância, apresentada como vítima de um suposto bombardeamento russo em Aleppo oriental. A Rússia negou ter feito esse ataque. Mas ambos os suportes permitiram a sua difusão pela imprensa e televisão. A cena é tão dramática que a locutora da CNN, Kate Bolduan, não pôde deixar de chorar quando o viu. Quem esteve atento terá verificado que a criança é observada não por médicos ou enfermeiros que em situação emergência que administram os primeiros socorros, mas pelos "Capacetes Brancos" da Incostrat que o sentam de frente para quem está a captar a imagem...

Os encenadores britânicos não trataram da criança, apenas se interessaram por ela para fazer as imagens. De acordo com a Associated Press, a fotografia foi tirada por Mahmoud Raslan, que também é visto no vídeo. De acordo com a sua conta do Facebook,  é membro de Harakat al-Nour al-Din Zenki (apoiado pela CIA, que lhe forneceu mísseis antitanque BGM-71 TOW). Também de acordo com conta do Facebook, confirmada por um outro vídeo, foi ele que, em 19 de Julho de 2016, mandou executar uma criança jovem palestiniana, Abdullah Tayseer al-Issa, de 12 anos.

As leis europeias são rigorosas quanto à utilização das crianças na publicidade mas, pelos vistos, isso não se aplica aos cenários de guerra.» Ler texto aqui

Para saber mais, porque "o saber não ocupa lugar"... faça clique

14 comentários:

  1. Manipula-se, manipula-se, manipula-se... neste caso, parecem ser óbvios os objectivos exactos da manipulação/encenação, mas... da realidade sobra-nos a certeza de haver, mundo afora, milhares de pequenos Omrans, mortos, feridos, arrancados à sua infância pelas circunstâncias da guerra... ou da fuga...

    Nem sei que te diga, Rogério...

    Maria João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "...mas o melhor do mundo são as crianças"

      e a pivot da CNN sabe disso

      Eliminar
  2. Como é possível tanta manipulação assim?
    Fiquei horrorizada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é possível?

      Assim: http://www.voltairenet.org/article191773.html

      Eliminar
  3. Bruno Gomes da Costa25 de agosto de 2016 às 10:47

    Bem apanhado e fundamentado.
    Estou completamente de acordo, e há muitos mais casos de semelhante manipulação. Mas estas coisas não são apanhadas pelas nossas TVs nem pelos "comentadores".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As redacções
      de jornais
      de televisões
      sabem disto mais (e melhor) do que nós...

      Todos os silêncios são cúmplices

      Eliminar
  4. Como se não fosse trágica a realidade, há ainda quem "reescreva" a História do jeito que mais lhe convém. Por mim, obomino tudo o que faz uso da miséria humana, (independentemente de que lado vem) para tirar partido de situações tão terrivelmente dramáticas. "Partido" indica parte. De Inteireza é que a Humanidade precisava.
    Não acredito na resolução de conflito por meio da violência sem olhar àquilo que é costume chamar, hipocritamente, "danos colaterais". Os "bons" também matam e não há mortes "por bem". Eu choro todos aqueles que sofrem e não acredito na resolução de conflito através da violência.

    Lídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há sempre duas partes:
      a miséria e a riqueza
      a ignorância e a esperteza
      o dominador e o dominado
      o bem e o mal
      Deus e o Diabo

      Iraque, Líbia, Síria
      e o mais que adiante se verá...

      Quem são os bons?
      Quem são os maus?
      De onde parte da violência?
      Quem vende a arma?
      Quem não desarma?


      Eliminar
  5. A manipulação é o pão nosso de cada dia, de tal modo que ninguém já sabe em quem acreditar. Quem diria que a BBC prestaria um dia tão maus serviços noticiosos? :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem diria que as nossas redacções nem disso falaram
      Mas lá que passaram as mesmas imagens, lá isso, passaram

      Eliminar
  6. Quanto mais informação, pior informação! Estamos num mundo de imagem e de mentira. Em quem podemos acreditar? Em quem confiar? Muito mau!!

    ResponderEliminar
  7. Muito bom meu grande amigo, continua.
    Aquele abraço...

    ResponderEliminar
  8. É uma vergonha a manipulação a que somos sujeitos a cada dia. E não é só lá fora. Por cá há muitos e bons vendilhões da mentira. Basta estar atento às "folhas de couve" que se publicam por aí e a certos canais de televisão. Quase todos. Na minha ingenuidade ainda concedo o quase.

    ResponderEliminar