30 dezembro, 2016

Elegia ao ano velho. Ode ao Novo

Elegia ao ano velho. Ode ao Novo

Meu bom ano velho, que te vais
Cansado, trôpego, descomposto
Que não me fiquem teus ais
Leva para bem longe teu desgosto
E que ele não me apoquente mais

Sabes, velho tonto?
Em quantas das tuas 365 madrugadas
eu construía um sonho?
Em quantas das tuas 365 alvoradas
se me iluminava o rosto?

Sabes, velho refunfelho e travesso?
Sabes a esperança que te tinha, eras tu novo?
Sabes que lutei desde o teu promissor começo?
E o que sobra?, nem te conto
O que desse passado de esperança
eu não me esqueço
Sabes, velho safado?
Foste pouco novo
Mas esse pouco
Mesmo pequeno já foi tanto!

Vai,
Que eu fico e me renovo
Nesta mensagem em que me revejo
E que a todos endosso
BOM ANO NOVO! 

14 comentários:

  1. Gosto. Muito mais desta elegia do que do ano que se vai, e que espero não passar por outro igual tão depressa. A bem da minha sanidade mental. 365 madrugadas? Com a desta noite serão 366.
    Sinceramente que 2017 seja um ano bom. Para mim, para si, para toda a humanidade em geral
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre atenta!
      E eu, que não tenho emenda
      (que a humanidade a tenha)

      Eliminar
  2. Obrigado Rogério pela bela mensagem ,é linda e real. BOM ANO NOVO
    Esqueçãmos o Velho |||

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, meu caro amigo, vizinho e camarada
      não o esquecerei, nem por nada

      Eliminar
  3. Recebida e aplaudida, a mensagem que revelas na estrofe final do teu poema, Rogério!

    Que seja um melhor 2017!!!


    Maria João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será,
      sei que farás por isso
      Sabemos, que ambos faremos
      e que, connosco
      estarão muitos, muitos mil
      para retomar Abril

      Eliminar
  4. A falar deste modo dum ano velho, até se fica novo, na certeza de que pró ano, este novo ano será velho, bom ano novo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,
      Do Ano Velho, coitado
      Não se siga
      No Ano que se aproxima
      O antigo, reciclado.

      Abraço extensivo à tua vara

      Eliminar
  5. O calendário assim "partido" permite que se chame novo a um tempo mais que velho. Se o que aí vem pode ser outro? Esta é a hora de acreditar que sim e esperar que as próximas 365 alvoradas sejam de "sol", sobretudo para os mais castigados pela sombra.

    BOM ANO!

    Um beijo

    Lídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aos castigados pela sombra
      alumiemos
      com tudo aquilo que faremos

      BOM ANO

      Um beijo

      Eliminar
  6. Uma mensagem que sinceramente desejo ver realizada para bem de todos . E que a poesia nos acompanhe sempre!
    Um beijinho amigo Rogério, até 2017!

    ResponderEliminar