Disse-me a senhora professora que a vida de uma companhia como esta daria um filme e aquilo que eu acho é que se é verdade que a minha vida daria uma peça com muito mais razão a tal cornucópia devia manter-se em cena pois se caso não fique a minha vida fica carecida de encenação.Eu gosto muito de teatro pois é mais aquilo que a vida é e o cinema é mais aquilo que nos fazem crer o que a vida está a ser sem que se possa validar o que estamos a ver e se a cena filmada é real ou inventada ou o que é ainda pior se o que o que estamos a ver não será coisa inventada para nos dar a volta ao juízo e eu não gosto disso.Numa altura em que querem encerrar o teatro e desfazer a companhia tenho o sentimento de que o que era mesmo muito útil era abrir uma sala em cada bairro e cada sala ter um palco e cada palco ter luzes da ribalta e buracos onde se metem aquelas pessoas que vão lembrando o que às vezes se varre da memória e um pano que se pudesse abrir e fechar e onde de quando em quando se dissesse merda sem levar uma reprimenda da senhora professora ou de quem por lá estivesse.
Este meu amor ao teatro vem do tempo em que pisei um palco.Foi numa sala de aula e em que a turma toda se empenhou uns fazendo os cenários outros os trapos e adereços da época de 1640 e só não gostei do meu papel de traidor e só aceitei por ser o único Miguel de Vasconcelos que cabia no armário e passava pela janela desenhada no cenário.Aprendi uma coisa nesse meu desempenho e deste aí nunca mais traí e é para isso que o teatro é preciso.
17 dezembro, 2016
Redacções do Rogérito (33) - "A minha vida daria uma peça de teatro"
Tema da redacção: "Teatro da Cornucópia"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
É sempre um prazer deparar-me com uma redacção do Rogérito e ir conecendo os seus pontos de vista, tantas vezes mais lúcidos do que os de muitos adultos com quem vou partilhando os meus dias neste quase intraduzível "mundo novo" em que os vou vivendo...
ResponderEliminarSabes, Rogérito, também eu fiz parte de uma peça de teatro, quando era pequenota como tu. A mim coube-me representar Raquel, a amada de Jacob na história de Labão. Menos mal, não traí, mas fui, de certa forma, traída e usada como moeda de troca...
Deixo-te um grande beijinho e os votos de que tenhas um feliz Natal.
Maria João
Quem fez teatro
EliminarFica marcado
Quem nunca fez, lamento
mas...talvez ainda vá a tempo
Muito bem!
ResponderEliminarTambém achei!
EliminarGostava muito de ver a o Teatro da Cornucópia a salvo.
ResponderEliminarTambém amo o teatro. Fui "encenadora" e até "dramaturga", em vários momentos da minha vida profissional e vi, com alegria, muitas crianças gostarem de teatro, inclusive uma das minhas filhas que fez parte, durante bastante tempo, do Tin-Bra, grupo/escola de teatro de Braga.
Lídia
Sabe Lídia?
EliminarUm dia, já jovem adulto, revisitei a "Escola da Minha Vida", a Nuno Gonçalves. Chegado ao refeitório, o professor que nos servia de cicerone ligou um gravador de fita e pediu-me atenção.
Eu pus-me em escuta.
E reconheci-me na gravação...
(o texto era da minha turma)
Muito bem! Adoro ler as redacções do Rogérito, saber do seus talentos e da maneira como vai evoluindo a sua personalidade.
ResponderEliminarEsse amor pelo Teatro, também eu o senti muito novinha e té fiz parte do Grupo Infantil de Teatro Amador, lá da minha santa terrinha.
Não gostei foi muito de saber que até representar o papel de Miguel de Vasconcelos, o menino cometia traições. Seria?
Acho que se deixou empolgar pela personagem...e quem tem ** tem medo...:)
Um beijinho.
Disse ter sentido esse amor
Eliminarmas esse foi diferente do meu
Um actor encarna um personagem, digo-lhe eu
e um personagem nunca domina um actor
por vezes é necessário meter-mo-nos na pele dos outros para sentirmos que jamais seremos como eles
Ter uma sala em cada bairro e em cada sala, um teatro, é sonho de muita gente Rogerito. O pior é que a maior parte das vezes os sonhos não passam disso mesmo, e a realidade da vida é mais parecido com os pesadelos.
ResponderEliminarUm abraço e uma boa semana
Sabe Elvira?
Eliminarse fosse Ministro
decretava
que "Cornucópia"
fosse marca
e financiava os franshisados
Boas causas sempre - as do Rogerito!
ResponderEliminarabraço
Votos de Boas Festas
Abraço, caro Manuel
EliminarOh Rogerito
ResponderEliminarque bonito!
Só mesmo tu
para trazeres a traição
aqui à boca de cena
e em cru!
Sabes: não digas nada
mas eu não gosto de teatro,
do faz de conta
do digo eu agora
depois diz tu!
É uma pena...
Disse Shakespeare ao Gil Vicente: "É uma pena!"
EliminarRespondeu-lhe Gil Vicente: "É o diabo!"