17 dezembro, 2016

Redacções do Rogérito (33) - "A minha vida daria uma peça de teatro"

Tema da redacção: "Teatro da Cornucópia"


Disse-me a senhora professora que a vida de uma companhia como esta daria um filme e aquilo que eu acho é que se é verdade que a minha vida daria uma peça com muito mais razão a tal cornucópia devia manter-se em cena pois se caso não fique a minha vida fica carecida de encenação.
Eu gosto muito de teatro pois é mais aquilo que a vida é e o cinema é mais aquilo que nos fazem crer o que a vida está a ser sem que se possa validar o que estamos a ver e se a cena filmada é real ou inventada ou o que é ainda pior se o que o que estamos a ver não será coisa inventada para nos dar a volta ao juízo e eu não gosto disso.
Numa altura em que querem encerrar o teatro e desfazer a companhia tenho o sentimento de que o que era mesmo muito útil era abrir uma sala em cada bairro e cada sala ter um palco e cada palco ter luzes da ribalta e buracos onde se metem aquelas pessoas que vão lembrando o que às vezes se varre da memória e um pano que se pudesse abrir e fechar e onde de quando em quando se dissesse merda sem levar uma reprimenda da senhora professora ou de quem por lá estivesse.

Este meu amor ao teatro vem do tempo em que pisei um palco.
Foi numa sala de aula e em que a turma toda se empenhou uns fazendo os cenários outros os trapos e adereços da época de 1640 e só não gostei do meu papel de traidor e só aceitei por ser o único Miguel de Vasconcelos que cabia no armário e passava pela janela desenhada no cenário.
Aprendi uma coisa nesse meu desempenho e  deste aí nunca mais traí e é para isso que o teatro é preciso.

14 comentários:

  1. É sempre um prazer deparar-me com uma redacção do Rogérito e ir conecendo os seus pontos de vista, tantas vezes mais lúcidos do que os de muitos adultos com quem vou partilhando os meus dias neste quase intraduzível "mundo novo" em que os vou vivendo...

    Sabes, Rogérito, também eu fiz parte de uma peça de teatro, quando era pequenota como tu. A mim coube-me representar Raquel, a amada de Jacob na história de Labão. Menos mal, não traí, mas fui, de certa forma, traída e usada como moeda de troca...

    Deixo-te um grande beijinho e os votos de que tenhas um feliz Natal.


    Maria João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem fez teatro
      Fica marcado
      Quem nunca fez, lamento
      mas...talvez ainda vá a tempo

      Eliminar
  2. Gostava muito de ver a o Teatro da Cornucópia a salvo.
    Também amo o teatro. Fui "encenadora" e até "dramaturga", em vários momentos da minha vida profissional e vi, com alegria, muitas crianças gostarem de teatro, inclusive uma das minhas filhas que fez parte, durante bastante tempo, do Tin-Bra, grupo/escola de teatro de Braga.

    Lídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe Lídia?
      Um dia, já jovem adulto, revisitei a "Escola da Minha Vida", a Nuno Gonçalves. Chegado ao refeitório, o professor que nos servia de cicerone ligou um gravador de fita e pediu-me atenção.
      Eu pus-me em escuta.
      E reconheci-me na gravação...
      (o texto era da minha turma)

      Eliminar
  3. Muito bem! Adoro ler as redacções do Rogérito, saber do seus talentos e da maneira como vai evoluindo a sua personalidade.
    Esse amor pelo Teatro, também eu o senti muito novinha e té fiz parte do Grupo Infantil de Teatro Amador, lá da minha santa terrinha.

    Não gostei foi muito de saber que até representar o papel de Miguel de Vasconcelos, o menino cometia traições. Seria?
    Acho que se deixou empolgar pela personagem...e quem tem ** tem medo...:)

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disse ter sentido esse amor
      mas esse foi diferente do meu
      Um actor encarna um personagem, digo-lhe eu
      e um personagem nunca domina um actor

      por vezes é necessário meter-mo-nos na pele dos outros para sentirmos que jamais seremos como eles

      Eliminar
  4. Ter uma sala em cada bairro e em cada sala, um teatro, é sonho de muita gente Rogerito. O pior é que a maior parte das vezes os sonhos não passam disso mesmo, e a realidade da vida é mais parecido com os pesadelos.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe Elvira?
      se fosse Ministro
      decretava
      que "Cornucópia"
      fosse marca

      e financiava os franshisados

      Eliminar
  5. Boas causas sempre - as do Rogerito!
    abraço

    Votos de Boas Festas

    ResponderEliminar
  6. Oh Rogerito
    que bonito!
    Só mesmo tu
    para trazeres a traição
    aqui à boca de cena
    e em cru!
    Sabes: não digas nada
    mas eu não gosto de teatro,
    do faz de conta
    do digo eu agora
    depois diz tu!
    É uma pena...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disse Shakespeare ao Gil Vicente: "É uma pena!"
      Respondeu-lhe Gil Vicente: "É o diabo!"

      Eliminar