28 junho, 2020

Desmentido e errata corrigindo muito do que há muito venho dizendo...


O desmentido:
Quando, não há muito, dava conta do surgimento de nova humanidade ir mudar o Mundo baseando tal notícia num facto, por mim contado, e em milhões repetido, sustentava-a num Estudo realizado que dava a evidência científica, podendo-se ler no relatório distribuído à imprensa: «Das duas pupilas dos novos seres, a mais pequenina, apresenta uma espécie de nervo óptico que liga o olho ao coração. Assim, é provável que estejamos em presença de uma nova humanidade, e esta possa estar mais apetrechada para lidar com adversidade ou até a anular. Só nos resta esperar». 
Surge agora o desmentido: o Mundo não só perdeu tal capacidade de passar a ver com o coração, como cegou. Hoje todos podem continuar a olhar, mas perderam a faculdade de poder ver. 
A errata
  • Onde se lia "Mudar o Mundo não custa muito, leva é tempo", deve passar-se a ler "Mudar o Mundo custa muito e é imensurável o tempo que pode levar"
  • Onde se lia "O futebol é tão só e apenas a coisa mais importante de entre as coisas pouco importantes com que nos devemos preocupar", deve passar-se a ler "O futebol é mesmo a coisa mais importante com que nos devemos preocupar"
  • Onde se lia "Não precisamos apenas de palavras dirigidas à alma, que nos arrepiem a pele, que nos emocionem. Precisamos de palavras-adubo, palavras-semente e sobretudo de ideias", deve passar-se a ler, "Precisamos apenas de palavras dirigidas à alma, as dirigidas à razão não contam para nada"
PS: Se disserem que este post é pessimista, eu nego! 
É só mais um apelo à reflexão e não um deitar a toalha ao chão... 

6 comentários:

  1. «o Mundo não só perdeu tal capacidade de passar a ver com o coração, como cegou. Hoje todos podem continuar a olhar, mas perderam a faculdade de poder ver.» - o que é uma pena... mas nós todos fizemos por isso... :(

    ResponderEliminar
  2. Não gosto de o ver recuar nos seus intentos!
    Nem de o ver mudar hoje, aquilo que andou anos a dizer-me.

    Prá frente que eu sou de infantaria...
    ...não sabia?

    ResponderEliminar
  3. Eu sempre fui mais pessimista. E encontrava nas suas máximas a força para contrariar o meu pessimismo. Portanto nada de recuar por favor.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Uma conclusão realista do mundo em que vivemos.

    ResponderEliminar
  5. Eu sou, no quesito esperança e humanidade, mais para o pessimismo, gostaria até de ser mais otimista, acreditar em mudanças profundas, mas não me sentiria muito verdadeira. O mundo já deu mil provas que assim seguirá. Acredito na individualidade dos gestos, das mudanças pessoais, mas nada mais forte do que isso, não mudará em nada o planetinha.
    Uma boa semana, na medida do possível... em quarentena.
    bj

    ResponderEliminar
  6. Caramba! :o

    Calma, Maria João, que tu és cardíaca(muito) e só tens uma pupilazita em cada um dos olhos que, ainda por cima, estão a ficar sem préstimo, embora vejas muito mais do que muito boa gente afirma ver, sobretudo no que toca a analisar cérebros e corações...

    Pronto, Rogério! Agora que já tomei os medicamentos para que o motor central não pare já e de vez, vou reler estas tuas palavras... em estado bruto, as tuas palavras, se não estou enganada.

    Ora bem, passo à errata;

    Tens toda a razão, é mesmo imensurável o tempo que leva a mudar... as pessoas, porque o mundo, esse, é ele próprio perpétua mudança. Mas é exactamente o facto de não ser fácil que leva muitos de nós a mais e mais se empenharem nessa mudança, sem nunca deixarem cair a toalha.

    Quanto ao segundo ponto, calo-me. Graças à mais básicas leis da astronomia, sei muito bem que o universo não gira em torno de mim. Mas também te digo que nem que trouxesses contigo, apoiando-te incondicionalmente, Darwin e Lenine, me conseguirias convencer a gostar tanto assim de futebol e, no que respeita a eu não ser, acima de tudo, um ser profundamente racional, bem poderias pôr Sigmund Freud, R. Dawkins e Adorno e Horkheimer, todos juntos a tentarem convencer-me do contrário, que eu continuaria serenamente "na minha".

    As coisa estão "feias"? Estão! Bora lá, então! Para que raio existe ainda gente de boa vontade???

    Abraço!

    ResponderEliminar