03 março, 2022

A BLOGOSFERA JÁ NÃO É AQUILO QUE ERA... VOU-ME EMBORA? BATO COM A PORTA?

 

L`embellie por Rene Magritte

São cada vez mais frequentes os momentos em que sou tomado pelo impulso de fechar a porta. Depois, olho-a, e medito. Se saio, fico de fora como se estivesse cá dentro. Se fico cá dentro, sinto a mesma liberdade como se estivesse fora.

Consultada Minha Alma, numa ocasião semelhante à de hoje, perguntando se parto ou se fico, responde-me ela  com as mesmas palavras de então:

Eh pá, sei lá! É verdade que a blogosfera já não é aquilo que era. Que parece que de ti esperam eternos e repetidos interregnos para coisas belas, poemas, textos bucólicos bem construídos e  pejados de alegorias ou metáforas, e nada de actos apelando à cidadania. Mas se teu lema era "O meu acto de cidadania é um constante (e militante) apelo à resistência...", fechar esta porta é desertar de um projecto. É fechar um diário por acabar. É deixar de resistir...

Fico, mas passo em revista os tantos que há uma dúzia de anos desistiram do seu espaço, os tantos que partiram (a lista é uma mera amostragem) fazem parte da minha memória...

  1. mdsol 26 de setembro de 2010 às 10:54
  2. A.Tapadinhas 26 de setembro de 2010 às 11:33

21 comentários:

  1. Como diz o ditado, quem parte leva saudades, quem fica saudades tem. Pessoalmente eu ficaria triste se o seu nome se juntasse aqueles que nomeou.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Registo a sua tristeza face à minha eventual partida. E não é fácil a decisão...

      Abraço e saúde da boa

      Eliminar
    2. Ainda não te decidiste??? Pensei que a tua Alma tinha sido bastante convincente...

      Custa-me a crer que consigas deixar de resistir...

      Eliminar
  2. Mais um desabafo. : )
    Ficas ou vais?!
    Se ainda gostas desta plataforma, fica. Se deixou de ser interessante para ti... só tens uma alternativa... : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, Catarina, não é desabafo.
      Nem é questão de gosto pessoal
      pelo meu espaço
      Trata-se sim de avaliação
      de se o trabalho despendido vale pelo resultado
      de se o tempo a que lhe dedico não seria melhor empregue
      dedicando-o a outros empenhamentos...

      Eliminar

    2. Falando agora a sério... eu compreendo, Rogério. Depende muito daquilo que pretendemos de um blogue. Qualquer que seja a decisão que tomes, será, para ti, a melhor decisão.
      Abraço

      Eliminar
  3. Nada de desistir.
    O que talvez seja difícil é escrever "coisas belas, poemas, textos bucólicos bem construídos e pejados de alegorias ou metáforas" com a mensagem que se pretende. Se estas mensagens forem lançadas com total clareza como se fossem verdades únicas, acabam por não fazer caminho e ter o efeito contrário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faço minhas as palavras do Luís 🕊

      Eliminar
    2. Luis, Teresa,
      Como é sabido, este meu espaço abarca matéria diversa (do estudo aturado ao panfleto) e a decisão a tomar passa naturalmente pela avaliação do custo-beneficio medidos pelo investimento em tempo em confronto com o interesse que despertam os meus posts...
      Se esta avaliação se ficasse pelo número de comentários, seria certa a minha partida.
      Contudo, não é desprezível a amizade mantida a qual, por ser virtual, se traduziria numa ruptura.
      Acresce que é considerável o número de visitas, que, embora não deixando rasto, são sintoma quanto ao interesse no que vou escrevendo. Por exemplo, no passado dia 26, tive mais de 450 visitas e ontem mesmo registei cerca de 400...

      Eliminar
  4. Aplaudo a tua decisão, Rogério!

    A maioria dos blogs não dura mais do que um dou dois anos e o teu já por cá anda há muito tempo; resistiu a muitos embates e continuará a resistir, já que a resistência sempre foi um dos seus grandes objectivos.

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tem outra coisa que me faz continuar por cá. Este meu espaço já deu à luz dois livros e vai a caminho do terceiro.
      Quando há pouco referia à falta de tempo para outros empenhamentos é porque...
      (cala-te boca, é cedo para anunciar novos compromissos)

      Abraço, largo!

      Eliminar
    2. Julgo que há demasiadas mortes prematuras... E há espaços,
      que embora sobrevivendo, rejeitam comentários e abraços
      É o caso da "Seara de Versos"...

      Abraço

      Eliminar
  5. A blogosfera muda de acordo com aquilo que nos rodeia.
    No teu espaço procuras escrever com objetivos determinados, encantar com a tua criatividade, fazer pensar com as tuas reflexões e naturalmente expores os teus pontos de vista que podem estar em desacordo com os dos amigos que te comentam.
    Há um tempo para tudo.
    Eu, por exemplo, só tenho um único objetivo, estar em contacto com outros, comentá-los e esperar que me comentem para saber se vale a pena andar por aqui.
    Mas tudo vale a pena se a alma não é pequena!
    E a tua não o é!

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. A decisão final é tua, mas lamentaria muito que te fosses...

    Abraço com voto de que tenhas bom final de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que sim... és de todas as amizades por ventura a mais antiga e duradoura

      Abraço amigo!

      Eliminar
  7. O nosso amigo Carlos Albuquerque não desistiu por vontade própria.

    Rogério, continua a escrever aquilo que te interessa, o número de visitas é secundário.
    Eu visito-te todos os dias, mesmo quando não comento.
    A nossa amizade virtual é longa e eu não quero perder o meu amigo de coração ❤️ o velho resmungão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim o Carlos, mas também doeu a partida de um outro Carlos, o Barbosa de Oliveira (Crónicas do Rochedo)...

      E por favor, não me chames resmungão, trata-me por zangado... sempre gostei de ser figura da Banda Desenhada e amo a Branca de Neve.

      Eliminar
    2. Última hora: o número de visitas é de cerca de 600

      Eliminar
  8. Rogério,
    Quantas vezes já saí e acabei por voltar, pois deixei a porta sempre entreaberta para as amizades que aqui tenho, como é o seu caso.
    Mas sei que se sair definitivamente sou esquecida, porque nada faço aqui de relevante, o que não é o seu caso.
    E depois sem o seu beiral, onde pousaria?

    Um abraço apertado e até breve, pois estou mesmo de saída.

    ResponderEliminar
  9. Revejo-me muito nesta edição.
    Fica sempre, meu amigo. Fazes falta, fazes-me falta.
    Beijo

    ResponderEliminar