31 março, 2022

O MEU LIVRO? VAI INDO! - II


Não, ainda não é uma ilustração de um dos contos do meu livro . É ainda, e só, uma (pequena) demonstração de até onde pode ir a criatividade e arte de quem aceitou participar (como, aliás, já tinha anunciado).

Entretanto, hoje mesmo, enviei e-mail a uma data de gente tendo por assunto: "Não é bonito mudar as regras a meio do jogo, mas..." e seguia assim a mensagem:

Bom dia a tod@s,

Como decorreu de contactos anteriores, foi criada uma dinâmica no sentido de mobilizar quem pudesse interagir com crianças no sentido de serem estas a ilustrarem os meus "Contos Para Serem Contados". Para esse efeito, remeti os textos e, entretanto, já tive respostas que se traduzem em bonitos contributos.

Contudo, e a inexperiência é sempre a mãe de todos os tropeções, fui avisado de o meu sonho de "contador de contos" poder tropeçar em alguns escolhos. Eis alguns dos avisos à navegação:
  • O livro se é para ser lido como obra literária, não deverá ser inundado de imagens (os livros de Sophia são pouco ilustrados)
  • Os objectivos dos contos são para levar o contador do conto a ajudar a criança a situar-se no tempo e no espaço, a encontrar novas formas de pensar e a despertar para a leitura e para o saber (e a ilustração dispersa)
  • Os desenhos das crianças, sendo uma manifestação de arte para a criança que a produziu, não são nem fáceis de resultar bem para a impressão como são, de um modo geral, pouco atractivos para o público infanto/juvenil
Contudo, se há uma avanço relevante no projecto inicial, ou seja, se há obra feita, avisem... podemos reorientar a ideia inicial...

Por fim há a boa notícia de ter encontrado uma ilustradora genial. Conheça-a aqui

Abraço a tod@s

Rogério Pereira

13 comentários:

  1. O tempo da execução é tão interessante como o resultado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tempo de execução? Falemos antes no plural, falemos de tempos... Esses meu contos levaram tempo imenso e todo o outro tempo vem por acréscimo...

      Eliminar
  2. A ilustração é lindíssima.
    Continuo sem saber, quem é a ilustradora.
    Tu mandaste-me para o Facebook e não tenho lá conta,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa miúda, caiu-me do céu
      ora vê
      https://www.circuloarturbual.pt/portfolio/silvia-mota-lopes/

      Eliminar
  3. Aproveitei o link que puseste à disposição da Teresa; o FB não me deixou entrar na página da Sílvia...

    Vejo que estás muitíssimo bem entregue :)

    Para a próxima, se a Sílvia não estiver disponível, podes contar comigo; já não tenho forças para pintar as grandes telas que me apaixonam, mas os formatos pequenos não me assustam e ainda tenho por cá material de sobra...

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
  4. Bela ilustração.
    Muito sucesso.
    Os meus livros também vão indo...para a garagem.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas... para a garagem?
      Não há por aí
      gente ligada ao movimento associativo
      que se interesse por isso?

      Doa a bibliotecas, às escolas...

      Abraço

      Eliminar
    2. A garagem é o local onde estou a fazer a selecção, já tenho candidatos.

      Abraço

      Eliminar
  5. Caro Rogério
    Belíssima ilustração,
    Aguardo o lançamento!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje estive na tipografia, segunda feira terei o orçamento!
      A coisa vai indo...

      Abraço

      Eliminar
  6. Que maravilha, Rogério, parabéns pelo livro que devagar está nascendo, imagino a sua alegria!
    Desejo muito sucesso, aguardo vê-lo aqui!
    Um bom domingo, saúde, paz e esperança.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cheguei tarde, mas a tempo de lhe pedir a sua morada. Oferta garantida, com dedicatória do autor. Boa?

      Beijo

      Eliminar