16 novembro, 2020

Mesa Redonda (11) - Tema: A blogosfera, desistir ou continuar nela?

Apresentação, contar da esquerda: Eu, Meu Contrário e Minha Alma

Eu (virado para a assistência, com a sala quase vazia): Esta Mesa Redonda é decisiva. Ou fecho esta janela ou continuo nela. A decisão é pesada, nada fácil, pois há 10 anos que ando nisto e estou com a sensação que o tempo gasto nesta, me impede de abrir mais janelas p´ro Mundo. Por isso vos convoquei para que me ajudem na decisão. Quem quer tomar a palavra?

Minha Alma (pensativa): Julgo que foste precipitado a fazer pré-anuncio de fechares este espaço sem nos teres escutado. Lembra-te, que mais que tu só, somos um colectivo...

Meu Contrário (interrompendo): Deixa-te de tretas, ele tem o nosso mandato. Tudo o que disser, assino por baixo. E lembro que ele referiu que anunciou o fecho deste espaço salvaguardando que tal decisão não tinha carácter definitivo certamente porque nos vinha convocar. Passemos aos argumentos.    Diz tu primeiro.

Minha Alma (gaguejando): Eh pá, sei lá! É verdade que a blogosfera já não é aquilo que era. Que parece que de ti esperam eternos e repetidos interregnos para coisas belas, poemas, textos bucólicos bem construídos e  pejados de alegorias ou metáforas, e nada de actos apelando à cidadania. Mas se teu lema era "O meu acto de cidadania é um constante (e militante) apelo à resistência...", fechar esta janela é desertar de um projecto. É fechar um diário por acabar. É deixar de resistir...
Eu e Meu Contrário (em coro): Isso mesmo!

(... e os três saímos dali cheios de ânimo para continuar!)

16 comentários:

  1. Continuar é a divisa AMIGO da primeira hora 💚

    ResponderEliminar
  2. Então força... porque desistir e morrer!

    Mandatário de ti, da tua alma e do teu contrário, tomaste a decisão acertada!
    E eu, em voz muda, aplaudo!

    (^^)

    ResponderEliminar
  3. Uma decisão que pode ser tomada apenas pelo próprio. Por vezes, é salutar fazer uma mudança, sair da rotina, sair da zona de conforto...
    Pelo que parece já tomaste uma decisão. Acho que foi a decisão acertada... Sentiria a tua falta. : ))

    ResponderEliminar
  4. Pessoalmente acho que foi a melhor decisão. Ignorante que sou tudo o que sei sobre cidadania, aprendi consigo de quem tenho sido leitora atenta desde que descobri este cantinho. Infelizmente nos últimos dois anos devido aos problemas que tenho enfrentado com os olhos, nem sempre o consigo ler até ao fim mas faço-o sempre que posso mesmo quando não deixo rasto.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  5. os tempos apresentam-se tão escuros com vozes de extrema direita a crescer. Hoje, mais do que nunca, é tempo de resistir.

    Marcações de posições à parte, acredito que este blogue já faça parte da pessoa que é, tanto a alma, como o seu contrário, acabariam por perder uma parte deles mesmos.

    Abraço e parabéns pela decisão

    ResponderEliminar
  6. Comprova-se que um colectivo decide melhor que um decisor sozinho.

    ResponderEliminar
  7. E EU, sua seguidora desde há longos anos, que seguiu passo a passo o conceber dos "Caminhos do Meu Navegar", que dariam vida ao seu/nosso filho querido: "Almas Que Não Foram Fardadas", de que me orgulho de possuir um exemplar autografado, não apelo, não suplico, porém, jamais o criticaria. Dizia EU...que não peço ORDENO: CONTINUAR, CONTINUAR SEMPRE, POIS SÓ DESISTE QUEM PARTE DEFINITIVAMENTE!!

    Um Abraço, orgulhosa por ser sua Amiga do peito....
    ...e gostar desse seu jeito escorreito. :-)

    ResponderEliminar
  8. Felicito-te pela decisão tomada, Rogério!

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
  9. Desistir é sinal de fraqueza. Por isso, em frente, é o caminho certo
    .
    Um dia feliz
    Saudações poéticas

    ResponderEliminar
  10. Claro que é mesmo para prosseguir em frente!

    Abraço-te

    ResponderEliminar
  11. A cada um o seu estilo.
    Dos outros só espero que tenham a gentileza de deixar um comentário no meu blogue se assim o entenderem.
    Para a frente é que é o caminho!

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Sabes, tu fazes parte desta família virtual. Escreve o que quiseres, quando quiseres, que nós gostamos de te ter aqui!

    Beijinho, Rogério :)

    ResponderEliminar
  13. Digo Eu - Obrigado! Desejava que estivessem (como estão)do meu lado!
    Diz Minha Alma - Tão bonito, isto!
    Diz Meu Contrário - A luta continua!

    (ainda hei-de descobrir a forma de dar resposta a um por um. Já tentei nas configurações, mas perco-me pelo caminho)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Vês... agora já dá para responderes personalizadamente 😉

      Eliminar


  14. Entro na conversa para dizer a sua "Alma" que o que os outros esperam das janelas que abrem ou não é o que menos interessa, (deve interessar), ao proprietário da janela. Interessa o que tem o Rogério a dizer e o modo (responsável e consciente) como o diz. Julgo haver espaço para os mais diversos conteúdos. Conhece a história do rei que mandou pintar todo o reino de amarelo? Que monotonia! Até para quem gosta do amarelo.

    Bj.

    Lídia

    ResponderEliminar