17 novembro, 2020

Vhils sabia onde fica a "praia da minha vida"...


Vhils*, até parece que me conhece, que sabe os caminhos que tenho percorrido, pelo que passei e passo. Vhils até parece que conhece o meu passado, que sou saramaguiano até ao tutano e que amiúde o vou lembrando. 

Assim, será por acaso que escolheu "a  praia da minha vida" onde mora o melhor da minha memória, em sua última morada? Será por acaso que terá escolhido Saramago para o colocar a morar no mesmo mar?

E as palavras de Saramago, por ele escolhidas para apresentar a sua genial obra, parecem-me ser dirigidas, ou me sinto como sendo seu destino:

"Quantas vezes, para mudar a vida, precisamos da vida inteira, pensamos tanto, tomamos balanço e hesitamos, depois voltamos ao princípio, tornamos a pensar e a pensar, deslocamo-nos nas calhas do tempo com um movimento circular, como os espojinhos que atravessam o campo levantando poeira, folhas secas, insignificâncias, que para mais não lhes chegam as forças, bem melhor seria vivermos em terra de tufões.”
José Saramago, A Jangada de Pedra

_________

* As imagens acima resultam de uma montagem minha a partir do vídeo que se encontra no facebook de Vhils

16 comentários:

  1. TODOS somos gotas d'água do mesmo Oceâno...

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas por enquanto sou um fio de água apertado por estas margens que me esmagam. Contudo, persisto teimosamente em correr....

      Eliminar
  2. Também eu estou sem palavras...

    Forte abraço, Rogério.

    ResponderEliminar
  3. Sim, comovente!

    A nossa Associação (a "Desenhando Sonhos") tinha planeado um passeio à Lourinhã para visitar o Parque dos Dinossauros. A situação de pandemia impediu essa iniciativa, que foi adiada. Quando a pudermos realizar haverá visita obrigatória a esta minha memória.

    ResponderEliminar
  4. A Jangada de Pedra foi o primeiro livro que li de José Saramago e fiquei apaixonada pela sua escrita para sempre.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o meu primeiro foi "Levantados do Chão" e logo a seguir o Memorial... depois foi à medida em que as minhas homilias se iam desenrolando...

      Eliminar
  5. Uma obra muito original realizada por um artista com grande criatividade.

    ResponderEliminar
  6. Espantoso. Jangadas de Pedra foi o primeiro livro que li do José Saramago. Não li muitos, Li "Os poemas possíveis," " Memorial do Convento," "Ensaio sobre a Cegueira", "A Maior Flor do Mundo" e o ano passado aquele que andava há anos para ler. "Levantados do Chão".
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, como disse, foi a minha primeira leitura. Logo de seguida a te-lo lido visitei a casa onde ele o escreveu, na Aldeia do Lavre, perto de Montemor-o-Novo.

      E tens aqui uma noticia, ora lê

      https://www.presstur.com/destinos/montemor-o-novo-vai-inaugurar-roteiro-dedicado-a-obra-de-saramago/

      Eliminar
  7. "Levantados do chão" foi o meu batismo e como essa leitura me abalou! Acho que li tudo o que ele escreveu. E nem precisava de comprar os livros. Sempre que saía um, eu sabia que algum familiar haveria de mo oferecer, sabendo da minha obsessão pela sua obra. Acho mesmo que só comprei o "Claraboia" e o "Alabardas", livros póstumos, o segundo deixado por concluir, mas ainda assim... os três primeiros capítulos são de Saramago.

    Daqui a pouco meto-me ao caminho e começo a relê-lo. Afinal não precisamos de tantos livros na nossa vida. Só daqueles que nos entendem.

    Bj.

    Lídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano estão a acontecer coisas que há muito não aconteciam. Por razões que se prendem com a minha emoção dei destaque à iniciativa de Vhils que, supomho, será amante do nosso Nobel.

      Outra coisa bonita, já dei conhecimento à Elvira.
      A ti, Lídia, deixo-te esta.

      https://www.abrilabril.pt/local/rota-memorial-do-convento-dara-visibilidade-ao-patrimonio-cultural

      Eliminar
  8. Também comecei pelo LEVANTADO DO CHÃO...depois, li todos. Não por obrigação, mas por querer. Eu nisto de ler, sou «garganeira» como se diz no meu Alentejo...depois gastei os olhos e operei :)
    Entendo o que sentes meu amigo e dou-te o meu fraterno abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana,
      Quando falares comigo, nunca empregues a palavra "meu" diz antes "nosso". Tenho Coração Luso, Alma Celta mas meu sangue é Mouro!
      Eu sabia que entenderias o quanto Vhils mexeu comigo!

      Eliminar