13 novembro, 2020

Não há teima sem dois teimosos. Um de um lado e o outro... no outro.

Este título, um tanto esdrúxulo, tem a ver com a discussão do Orçamento de Estado. De um lado há a matéria em discussão,  e do outro as propostas de alteração. Se há propostas e se insiste nelas quem as propõe, podíamos chamar persistência, mas chamemos teimosia. Do outro lado, temos o Governo que teima em não ceder. Se a negociação falha, no essencial, o Orçamento não passa.

É aqui que vem à baila falar-se em responsabilidade e é aqui que passo a transcrever de um artigo que acabo de ler:

O ministro de Estado e da Economia, num canal do PS para as plataformas digitais, procurou, esta quarta-feira, atribuir aos partidos à esquerda a responsabilidade de, caso o Orçamento vir a ser chumbado, tal possa significar uma possível «entrega» do poder à direita, incluindo partidos reaccionários como Chega.

Mas, senhor ministro, onde ficam, neste quadro, as responsabilidades do PS? Num período difícil para os trabalhadores e as populações, em que o desemprego aumentou, em que se regista uma escalada no atropelo aos direitos dos trabalhadores, em que o Serviço Nacional de Saúde se debate e estica para responder a todas as solicitações em plena pandemia, as opções orçamentais do Governo serão decididas e fortes para fazer face à situação que gera desespero e descontentamento?

Estas afirmações de Siza Vieira vêm na sequência de outras que têm sido proferidas por membros do Governo e dirigentes do PS que, ao invés de procurarem trazer ao debate público as opções fundamentais que possam robustecer o país a nível económico e social para enfrentar a crise, procuram sacudir a pressão que sentem por não se desamarrarem de constrangimentos nas contas públicas, em particular vindos da União Europeia.

Para não «entregar» o futuro do País à direita, talvez o ministro de Estado e da Economia devesse pensar em como encontrar mais receitas, junto do grande capital, para dar respostas às funções sociais do Estado que gritam por mais meios técnicos e humanos; ou, entre outras, quais as medidas necessárias para defender os trabalhadores ou os reformados.

|do AbrilAbril

 

3 comentários:

  1. Não estou bem. Desta vez, até os neurónios me ficaram empenados, mas é para mim muito, muito óbvio que o grande capital (o GRANDE mesmo, o tal que cada vez mais se concentra em menos bolsos) deve pagar de forma proporcional aos seus obscenos ganhos. Que é difícil? É! Que é impossível? Não sei; só se pode "diagnosticar" o impossível depois de se ter tentado e falhado sistematicamente...

    Começo a achar graça ao facto de ser sempre a única a comentar as tuas publicações de teor marcadamente político.

    Abraço, Rogério!

    ResponderEliminar
  2. Não comento as publicações de teor marcadamente político, porque não partilho das vossas ideologias, embora leia TUDO aquilo que o Rogério aqui publica.

    ResponderEliminar
  3. Casa onde não há pão... todos discutem sem razão.
    .
    Feliz fim de semana
    Cumprimentos

    ResponderEliminar