15 novembro, 2020

Irá meu neto seguir as pisadas do meu avô?

Como já vos tinha dito, meu neto está comigo. Na hora de decidir dar rumo à sua vida, já tem alinhadas algumas ideias e acrescentei mais uma: seguir as pisadas do meu avô, que tinha sido, em tempo há muito ido, um marujo. Contactei quem sabe e pode e de pronto se fez uma conversa definindo-se possíveis horizontes. Se for assim, acontece assim. Se for de outro modo, pode ser outra a carreira. E falou-se de salários e aspectos adversos de uma vida entregue ao mar.

Ontem, antes de ir onde vos disse que fui, dei-lhe boleia até à doca de Santo Amaro (Marina de Alcântara) e ali deu inicio à primeira sessão. Contou-me depois do seu agrado e do que tinha aprendido. Para que serve e como se manobra o leme, em situações normais e nas mais apertadas. Como fazer o barco redopiar sem sair do mesmo lugar. Passou a saber dar nome à frente, chamando-lhe proa e à traseira chamando-lhe ré. Fazer rumo à esquerda, só pode ser bombordo e acelerar em frente é responder à voz de "Avante!".

Não sabe ainda se irá ser marujo no futuro. Para já, está a aprender a navegar.  Se souber quem também queira, esta é a porta a que bater e pode dizer que vai da minha parte!


 

7 comentários:

  1. O Miguel? Não parece!
    Que aprenda a navegar e depois também pode tirar o brevet.
    O avô que diz? Voar, é tudo o que há de bom.

    Um abraço para os dois.

    ResponderEliminar
  2. Não sei responder, mas gostei de ler.
    Muitas felicidades para o futuro do Miguel.

    ResponderEliminar
  3. Muitas felicidades para o Miguel, venha, ou não, a seguir as pisadas do teu avô.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  4. Força para o neto e para o avô!

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  5. Muitas felicidades para o Miguel! Será um digno continuador.

    Aquele abraço ao avô!

    ResponderEliminar
  6. DESEJO que decisão ainda não seja definitiva e continues AQUI.
    TU és um AMIGO do qual não prescindo.

    ResponderEliminar
  7. Olá camarada Rogério.
    É assim mesmo! Afinal os avôs sempre servem para alguma coisa.
    Que tudo corra bem para o teu neto, marinheiro ou qualquer profissão. É preciso é que
    tenha futuro e que goste.
    Um abraço.
    Romba

    ResponderEliminar