20 novembro, 2020

O meu quarto levou, tal como a minha vida, uma volta...

Tal como a minha vida, meu quarto levou uma volta. Quero lá tudo. O que fui, o que fomos e o que me motiva, apesar de tudo, a continuar a vida.

Quero, quando lá entrar e enquanto lá estiver, ter todas as memórias perto de mim. Tê-las próximas. A imagem dá o exemplo de uma parte do quarto, a menos íntima. Os objectos foram escolhidos demoradamente. Todos têm o seu significado: à direita, as minhas sucessivas passagens por África (Angola, Argélia, Moçambique e Guiné); à esquerda, o peso que o mar tem no meu percurso de vida. Representam, de algum modo, um projecto iniciado com o meu livro e que, de modo nenhum, se esgota nele. E essa é a mensagem que está expressa no quadro (que muitos já reconheceram a autoria). É que:

As árvores velhas - mesmo quando tristes - também dão frutos

 


10 comentários:

  1. Duplamente emocionante, esta publicação.
    ESte reanto, menos íntimo, deixa um sentimento no ar que é um misto de continuar e ficar no mesmo lugar.

    Muito bonito.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo
      em cada passo
      o pé que ponho à frente
      tenho quer ter
      o outro pé bem assente
      caso não, caio

      Eliminar
  2. Obrigado pela distinção. Ficou muito bem, a viver num sítio muito acolhedor.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não agradeça, caro amigo.
      Até lhe dou por "castigo"
      ter de ler meu livro
      de fio-a-pavio

      Eliminar
  3. Está lindíssimo, esse pedacinho do teu quarto, Rogério.

    Referências muito tuas encimadas pelas árvores/nuvem do L., que, daqui, quase me parecem uma representação de ti e dessas tuas referências.

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está quase, Maria João, está quase... mas ainda não o tenho acabado... falta o altar familiar e tenho as filhas a ajudar a montar a outra árvore... a nossa árvore (genealógica)

      Eliminar
  4. Coisas belas! Querê-las por perto faz todo o sentido.

    Bj.

    Lídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lídia,
      Meu quarto terá de tudo, apenas com o sentido de me amenizar a dor de uma falta. Será uma não-ausente...

      Eliminar
  5. Quarto maravilha, tal como a tua vida, Rogério.
    Mesmo sendo difícil soltar o nó do luto, tens uma família fabulosa ao teu lado.

    Forte abraço da amiga de longe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando eu mudar o Mundo
      Como agradecimento
      Por este momento
      Vou ser contemplativo
      E não te vou deportar
      Para Portugal

      Boa?

      Eliminar