07 fevereiro, 2024

A VERDADEIRA MEMÓRIA DAS COISAS DA VIDA


Tenho usado e abusado de algumas frases feitas, tais como "a memória é selectiva" e "somos a memória que temos". Não as contradizendo, é preciso que se diga que elas não traduzem, ou até mesmo esquecem, que a verdadeira memória das coisas constrói-se a partir de elementos tão simples como uma fotografia, um odor, um poema há muito escrito... 
E diria mais, puxar pela memória é um exercício recomendável para quem queira dar sentido à vida.

8 comentários:

  1. Estou de acordo com tudo. A nossa memória também é a nossa identidade.

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Acabas de me dar uma frase que irei adoptar
      Não tarda, será uma frase batida...
      Obrigado, querida amiga

      Abraço agradecido

      Eliminar
  3. Sem memória tudo se perde, desde a identidade aos laços de afecto... A demência senil e o Alzheimer são doenças degenerativas crudelíssimas que bem o comprovam.

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perde-se tudo. Tudo mesmo. E nem é preciso entrar-se "em casos clínicos"... ocorre-me o texto do meu amigo Mário de Carvalho, lembras-te da "Denegação por Anáfora Merencória"

      Abraço amigo

      Eliminar
  4. MEMÓRIA...o nosso bem maior!

    Um abraço amigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "MEMÓRIA...o nosso bem maior!"
      Foi a melhor frase do dia... e, inevitavelmente, passará a mais uma frase para mim a bater, a bater, a bater!

      Abraço apertado!

      Eliminar