17 fevereiro, 2024

HOJE SINTO-ME... AGUIAR


 Tal como eu, 

Américo Aguiar defende que Igreja tem de estar envolvida na política


... e diz mais:
"não podemos estar sossegados como se as conquistas da democracia estivessem garantidas", pelo que todos se devem envolver nas questões políticas e votar.
(...) 
"Eu não sei o que vai acontecer. Já encomendei pipocas e Coca-Cola para a noite de 10 de março. Não sei o que vai acontecer. Estamos aqui perante situações muito sensíveis e muito importantes, e é por isso que a Igreja tem de estar metida [na política] e os cidadãos, os católicos, os cristãos. As pessoas têm de estar envolvidas na política, porque a gestão da coisa pública é da responsabilidade de todos nós. Não podemos assobiar para o ar, enterrar a cabeça na areia e esperar que no dia 10 metade dos portugueses decidam aquilo que é responsabilidade de todos os portugueses", defendeu.

Inexplicavelmente não encontrei, na RTP3,
toda a entrevista
então... fui ao "Sapo"

12 comentários:

  1. Mas olha que a Igreja sempre esteve envolvida na política mas talvez não da melhor maneira!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não diria sempre... mas, após o 25 de Abril, há um distanciamento significativo apena pontualmente interrompido num ou noutro Governo. O que me tocou na entrevista com o bispo foi um constante apelo à intervenção em actos de cidadania dos quais os paroquianos se afastaram com excepção no plano social... seria mais claro teres tido acesso à entrevista, mas... não é por acaso que ela não se encontra disponível.

      Abraço

      Eliminar
  2. A igreja sempre esteve envolvida na política da PIOR maneira.
    Afinal, há demasiados ingénuos nesse nosso lindo Portugal 🇵🇹

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem vos tirar razão (claro que conheci, até pessoalmente, o cardeal Cerejeira...) e sem fazer desta oportunidade uma discussão prolongada, fica aqui a minha chamada de atenção para que visitem o passado quer deste Américo quer do Papa Francisco e, sobretudo, acompanhem-nos no futuro.

      Abraço às duas

      Eliminar
    2. Acho que só fazem a sua obrigação!

      Abraço

      Eliminar
    3. Tal obrigação data de sempre
      mas, na prática, é bem recente

      Abraço convicto

      Eliminar
  3. Vieste ao Ilustre Batráquio e nem passaste pelo meu pedacinho de sapal? Não faz mal, deixa. Eu não encomendei Coca-Cola nem pipocas - que raio de hábito tão norte-americanado... - mas estou a contar contigo para me levares até às urnas no próximo dia 10.
    Conheço muito mal o senhor em causa, mas se me dizes que vale a pena visitar o seu passado, tentarei fazê-lo. Quanto a acompanhar o seu futuro é que não te prometo nada, que já me vou vendo grega para acompanhar o presente dos mais explorados do meu país, que são esses os que verdadeiramente me interessam, no presente... e no futuro.

    Um forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pipoca é milho e eu a mastigo
      Por receita médica bebo
      Cola Zero
      ...e quanto ao pouco conhecimento que tens do senhor... eu trato disso!

      Abraço fraco

      Eliminar
    2. Maria João, gostei, pipocacola também não. Saúde/Cid

      Eliminar
    3. :) Obrigada, Cid! Vou ficar-me por um chazinho e biscoitos. Saúde!

      Eliminar