03 fevereiro, 2024

OS AGRICULTORES CONTINUAM EM PROTESTO.... E O PCP ATÉ JÁ FALOU EM "DITADURA DA DISTRIBUIÇÃO"

A propósito da luta que continua e relembrando uma publicação recente retomo uma outra de 2019 (que teve 18 comentários), onde deixava um caso concreto ilustrando o que pode a "ditadura da distribuição" e os impactos maléficos que deixa. Aí, escrevia assim:
"403 mil toneladas de laranjas saíram dos pomares portugueses em 2018. Portugal teve, no último ano, a maior produção de laranjas dos últimos 33 anos. Contudo, o aumento da produção trouxe excesso de citrinos ao mercado e fez cair 20% o preço no produtor. Enquanto isso acontece, o Pingo Doce vende laranja importada, e não se importa nada. Quem distraidamente lê o rótulo julga tratar-se de laranja do Algarve, mas em boa verdade, esta laranja chegou de fora, da vizinha Espanha, transportada com elevada pegada ecológica...


Mas não se pense que a coisa fica por aqui. Outro caso. Uma garrafa de água num país onde ainda a vai havendo, não se dando prova de que não haja falta, é importada de... França e percorre inimaginável distância.

Se é verdade que o sector dos transportes continua a ser um dos sectores de actividade com maior consumo de energia ele também é, em consequência, um dos que mais contribui para as emissões de gases com efeito de estufa. 
E não se pense que fui à procura de casos extremos. Eles apenas ilustram duas situações extremas de como as grandes superfícies não só concorrem para agravar as condições da produção nacional não a escoando, como também, com as suas políticas comerciais, concorrem  para o aquecimento global. 


7 comentários:

  1. Por isso é que não frequento grandes superfícies!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa malha!
      Quanto a mim
      em tempos, fazia assim
      agora... lá calha
      pois já não cozinho em casa
      ... e passei a comer
      muita comida
      pré-confeccionada

      Abraço e saudação

      Eliminar
  2. Infelizmente, o meu estado de saúde obriga-me a optar por uma grande superfície que me traga a casa todos os itens de que vou necessitando e que não tenho a menor hipótese de transportar pelos meus próprios meios, mas procuro sempre produtos nacionais. No entanto, as compras que faço são quase todas de artigos de higiene e limpeza já que a alimentação me vai chegando por outra via, com excepção dos sábados, domingos e feriados.
    Não tenho opção, mas nunca assim seria se a tivesse, sei que sabes que é verdade o que te digo.
    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei ser verdade tudo o que me dizes, mas... e que tal a pegada ecológica da garrafa de água?

      Abraço solidário

      Eliminar
    2. A pegada de uma Evian é absolutamente ridícula, nem conseguimos perceber por que raio vêm essas garrafas percorrer 1930 km... mas aí não peco eu, que só bebo aguinha da torneira.

      Outro forte abraço

      Eliminar
  3. A desUnião Europeia... não só neste sector.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em todos, todos, todos
      os limitam a soberania Nacional

      Eliminar