11 outubro, 2010

Um elefante deve comer-se aos bocados - introdução

Tratado de Lisboa - imagem da cerimónia da sua assinatura:
"assino consciente de que será o povo a pagar esta ???"
(palavra ilegível)... --

Estamos fartíssimos de saber que o poder deixa de o ser se não tem uma imprensa favorável. É deplorável? Pois é, mas é assim e assim será enquanto aceitarmos que assim seja. Assim será porque andamos poemando ou com outros mangando. Assim será porque para o lado andamos a assobiar ou nos divertimos a viajar. Assim continuará a ser porque a vida deverá ser dois dias em cheio e já passou um e meio. Ou ainda, como dizem os "deolinda", assim será porque me doí a cabeça...
Crise? Europa? Montes de economistas, paletes, himalaias, contentores deles ocupam páginas com suas visões e, por isso, aparecem com igual intensidade em todas as televisões. Se há um pequeno desvio sobre as suas sábias teses, soltam-se em redobrado alarido num uníssono discurso por todos igual parido... Que fazer?
Por mim, vou dar eco a outros economistas. Vou postar uma série de textos de um grupo deles. Eles, tal como, eu estão aterrorizados. Fizeram um manifesto grande, enorme, maior até que um elefante. Como aprendi que um elefante não se engole inteiro, vou dá-lo de comer aos bocados. Este é o elefante.(*) Os bocados que parti, são estes:
  • Mentiras muitas vezes repetidas são verdades cientificas irrefutáveis (ou as 10 falsas evidências que justificam medidas socialmente injustas...);
  • As verdades repetidas são consideradas "cassete" (ou 22 medidas que poderiam levar Portugal a discutir outro orçamento)
  • O rabo é o mais duro de tragar (ou, porque é que ninguém discute estas coisas)

(*) Refiro-me, naturalmente, ao "Manifesto dos Economistas Aterrorizados" que a Associação Francesa de Economia Política lançou e que pode ser lido na integra entrando no link

14 comentários:

  1. Pelo jeito a coisa anda ruim ...não há um blog português que eu entre que não fale em crise!

    Acho difícil para mim tecer qualquer tipo de comentário, espero apenas que Portugal encontre um caminho seguro à seguir e que a crise passe logo.

    bjs querido e ótima semana para vc.

    ResponderEliminar
  2. Cara Salete,

    Não está fácil... empresta-me o seu Lula?

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. O "Manifesto dos Economistas Aterrorizados" que a Associação Francesa de Economia Política lançou é tão longo, que quem ficou aterrorizada fui eu!!!

    Dos comentários - todos ralham e ninguém tem razão - este foi do que gostei mais:

    "A culpa é das elites
    que nos provocam gastrites
    e nos dão cabo dos nervos.
    Servem-se dos offshores
    onde metem seus acervos!
    Faz-nos falta outra Brites
    padeira de Aljubarrota
    que enxotou nuestros hermanos,
    para nos livrar das elites
    pelo menos por uns anos…"

    Se nos fiarmos nos blogues portugueses, chegammos à conclusão, que só o nosso pequeno Portugal está em crise, como pensa a comentadora lá em cima... mas não é verdade, pois toda a europa, ou melhor o mundo está em crise... até um país rico como a Alemanha está mesmo em crise e não são os liberais os culpados, pois a Alemanha já estava em crise antes de eles fazerem parte do governo actual.

    ResponderEliminar
  4. Caro Rogério
    Começo o dia a subscrever o seu pedido à "Salete" não que eu acredite em "salvadores" mas de facto acho que precisavamos de alguem que percebesse esta coisa tão simples que o Lula nos ensinou "a maior riqueza de um País é o seu povo"
    Quanto ao resto acho que vamos ter orçamento (e o que ele trás agarrado) O P.P.C não vai resistir à vaga de fundo que os nossos economistas "acagaçados" mais os ex-presidentes da Republica, mais os ex-presidentes do PSD "amedontrados" mais umas tantas personalidades que apelam ao homem para deixar passar o dito.
    Claro que o Sócrates vai ter que dar algo em troca. Eu desconfio que são aquelas ligeiras alterações
    na constituição.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Meu amigo:
    É por estas e por outras que eu ando com enxaquecas e insónias.
    Eu mando-os também à "palavra ilegível" porque hoje desculpe-me, mas está-me a faltar a paciência para ler manifestos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. O Brasil melhorou no governo Lula, sem dúvida, mas desigualdade ainda é muito grande, maior do que em Portugal.

    Lula é um mito, mas o mito começa a cair, pois que o governo de Lula saiu derrotado do primeiro turno das eleições presidenciais brasileiras por não ter conseguido eleger a sua sucessora.
    Os escândalos de corrupção e o avanço de MARINA SILVA levaram as eleições para o segundo turno.
    Se eu fosse brasileira votava nessa admirável mulher, que aprendeu a ler com 16 anos, e, que talvez, venha a ser no futuro a Presidente do Brasil.

    ResponderEliminar
  7. Caro Rogério

    Nós vamos pagar aquela e muitas outras, acho o elefante somos nós estamos a ser comidos aos poucos por gulas mentirosos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Cara ematejoca, minha Teresa
    o manifesto é de facto longo, largo e espadaúdo... parece um elefante. Vou repartilo em 3 posts e espero que gostes... Quanto á crise ser europeia... pois é. E é isso que eu digo aqui, né?

    Folha Seca,
    o meu comentário ao seu é............. BINGO!

    Meu pássaro azul,
    não leia! Eu escrevo para sí, passa-lhe a cefaleia e ainda se ri... Boa?

    ResponderEliminar
  9. Cara Ematejoca
    Lula não é um mito é um metalurgico... Também não é Deus (nem será o Diabo) é apenas um homem que lutou pelas desigualdades... Dilma? Marina? Serra? Vamos falar de Portugal, pode ser?

    Cara Flor, a sua imagem é impecável. Estamos de facto a ser um elefante fatiado que andou sempre a comer fiado... A minha imagem vai no sentido de considerar o manifesto um texto dificil de digerir e da minha "aventura" em o tornar legível por pessoas sem grande formação em economia...

    ResponderEliminar
  10. Rogério,
    Acho meritória essa tarefa de converter esse documento num texto mais acessível e se possível com uma tradução do "economês"...

    ResponderEliminar
  11. Ou como alguém disse o rabo do bico custa mais a esfolar...

    ResponderEliminar
  12. Rogério,
    não conheço a política portuguesa, nem conheço o tamanho da crise.
    Quanto ao Lula,com acertos e erros, o que ele fez mesmo foi melhorar a nossa auto-estima e deixar o complexo de vira-lata.
    "Sou brasileira e não desisto nunca"
    abs carinhosos
    Jussara

    ResponderEliminar
  13. Maiuka, Polittikus, Jussara,
    Meus Caros
    eu até vos queria responder, mas a Ematejoca quer que eu vá falar de futebol com os meus netos... e, de facto, eles já estão todos à minha espera!

    Abraços e beijos

    ResponderEliminar